PIano - Repertório Brasileiro para Piano a 4 mãos
Palestra da professora Gyovana Carneiro
35º FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UFSM # PIano - Repertório Brasileiro para Piano a 4 mãos
Palestra da professora Gyovana Carneiro
Doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É Mestre (2004) em Música na Contemporaneidade pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG), especialista (2001) no repertório brasileiro para piano a quatro mãos pela EMAC-UFG, Bacharel (1989) e licenciada (1987) em Música – Piano – pela mesma instituição. É professora efetiva da EMAC-UFG desde 1996. Atual presidente da Sociedade Goiana de Música. Já foi membro do Conselho Estadual de Cultura de Goiás e do Conselho Municipal de Cultura da Cidade de Goiânia. Coordena, em parceria com o Serviço Social do Comercio (SESC), a série “Concertos na Cidade”, e em parceria com a UFG, a série “Concertos UFG”. Coordenou o V e o VI Simpósio Internacional de Musicologia promovido pela EMAC-UFG. Foi presidente da Comissão Organizadora do 40°, 41° e 42° Festival Internacional de Música da EMAC-UFG. Coordena o Projeto Concertos Didáticos para Juventude, levando jovens do estado de Goiás às salas de concertos. Em Portugal realizou turnê pelas escolas do país divulgando a música brasileira através de concertos didáticos para crianças e adolescentes. Apresentou trabalho e publicou nos anais do Simposio sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento Musical no Século XXI do Departamento de Música Universidade de Évora. Apresentou trabalho e publicou nos anais da Semana Brasileira da Universidade de Coimbra – 2011. Publicou trabalhos em revistas especializadas da Escola de Música da Universidade de Campinas (UNICAMP); Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Évora e Universidade Nova de Lisboa em Portugal. Colaborou com a obra Ricardo Tacuchian e sua obra - catálogo e notas biográficas organizadas por Elizete Higino e Valéria Peixoto, com análise e considerações sobre a obra Estruturas Gêmeas para piano a quatro mãos. Escreveu um capítulo: “A pesquisa musicológica por detrás da performance – Piano a quatro mãos no cenário do Rio de Janeiro entre 1808 e 1889” – na publicação da Universidade de Évora com a coordenação do Professor Eduardo Lopes. É, ainda, pesquisadora do Laboratório de Musicologia da EMAC-UFG e membro do Grupo de Estudos de História e Imagens em parceria com a UFG e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (GEHIM/UFG/CNPQ). Desenvolve um trabalho de Formação de Plateia em Música com o Blog Papo Musical. Doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É professora efetiva da EMAC-UFG desde 1996. Coordena o Projeto Concertos Didáticos para Juventude, levando jovens do estado de Goiás às salas de concertos. Em Portugal realizou turnê pelas escolas do país divulgando a música brasileira para flauta, violão e piano com os músicos Marcos Almeida e Bruno Oliveira através de concertos didáticos para crianças e adolescentes. Tem se apresentado em recitais didáticos que priorizam a música brasileira em escolas, hospitais e encontros acadêmicos com o jovem Flautista Marcos Almeida. Apresentou trabalho e publicou nos anais dos III (2013) e IV (2015) Simposio sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento Musical no Século XXI do Departamento de Música Universidade de Évora. Apresentou trabalho e publicou nos anais da Semana Brasileira da Universidade de Coimbra – 2011. Publicou trabalhos em revistas especializadas da Escola de Música da Universidade de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de São Paulo (USP) entre outras.