Mesa-redonda "Composição musical enquanto pesquisa"
Mesa Redonda com os compositores Prof.ª Valéria Bonafé (USP), Prof. Paulo Costa Lima (UFBA), Prof. Amaro Borges (UFSM). Mediação: Prof. Arthur Rinaldi e Prof. Paulo Rios Filho.
35º FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UFSM # Mesa-redonda "Composição musical enquanto pesquisa"
Mesa Redonda com os compositores Prof.ª Valéria Bonafé (USP), Prof. Paulo Costa Lima (UFBA), Prof. Amaro Borges (UFSM). Mediação: Prof. Arthur Rinaldi e Prof. Paulo Rios Filho.
Compositora, pesquisadora e professora. Realizou seus estudos acadêmicos (BA, MA e PhD) na Universidade de São Paulo e na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kuns Stuttgart. Seus trabalhos artísticos têm sido regularmente apresentados em concertos e festivais no Brasil e em diversos países, tais como Alemanha, Bélgica, Canadá, EUA, França, Inglaterra e Itália. Como pesquisadora, atua principalmente nas áreas de composição musical, análise musical, estudos do som e feminismos. Seus trabalhos mais recentes lidam com assuntos como sonoridade e imagem sonora, memória e afeto, oralidade e escuta, poética sonora, autobiografia sonora e cartografia sonora. Foi professora na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo de 2016-2019. Em 2015 participou da fundação da Sonora: músicas e feminismos, uma rede que tem promovido ações no sentido de discutir, ampliar e valorizar a participação das mulheres na música. É integrante do Laura – Lugar de Pesquisas em Auralidade, um coletivo de pesquisadores/as em sonologia cujos interesses gravitam em torno dos estudos críticos sobre auralidade. Desde 2017 desenvolve o projeto de pesquisa “Escuta de si: Poéticas Sonoras e Feminismos” em parceria com a artista e pesquisadora Lílian Campesato. Atualmente realiza uma pesquisa-criação de pós-doutorado junto ao NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo.
Professor Titular de Composição da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Ocupante da cadeira 21 da Academia Brasileira de Música (2014), da Academia de Letras da Bahia (2009). Membro-Fundador da Academia de Ciências da Bahia (2011). Registra 20 prêmios e comissionamentos. Autor de 7 livros sobre teorias da composição (da criação ao ensino): 1999, 2005, 2010, 2012, 2014, 2016. Bachelor of Music in Composition (with Honors) na University of Illinois (1977) e Master of Science in Musical Education - University of Illinois (1978), orientação de Herbert Brün, Ben Johnston e Richard Cowell. Doutorado em Educação pela UFBA (1999) com Tese sobre a pedagogia da composição de Ernst Widmer e um segundo Doutorado em Artes, pela Universidade de São Paulo (2000), com Tese sobre a relação entre superfície e estrutura na música octatônica de Ernst Widmer. Registra em seu catálogo 115 composições e 420 performances destas, em mais de 20 países, levando a participações em festivais no Carnegie Hall (1996), no Lincoln Center (2001), em Seattle, na sala De Rode Pompe (Bélgica), na KonzertHaus de Berlim (2004), em Campos de Jordão, na Sala Cecilia Meireles, Sala São Paulo, Teatro Brás Cubas (Santos), crítica do New York Times e do Deutscher Zeitung e verbete do Grove Dictionary of Music and Musicians (2001). Organizador de 10 livros. Artigos e capítulos de livro (cerca de 60) em edições nacionais e internacionais, desde 1981, quando criou a Revista Art na UFBA. Chefe de Depto e Diretor da Escola de Música, responsável pela retomada dos Seminários Internacionais de Música, criação da Pós-Graduação nesta área, e criação do Memorial Lindembergue Cardoso com ampliação do espaço físico da Escola. Pró-Reitor da UFBA em duas gestões (1996-2002). Presidente da Fundação Gregório de Mattos (2005-2008), órgão responsável pela cultura em Salvador, tendo sido homenageado com a mais alta comenda do Legislativo Municipal, a Medalha Thomé de Souza. Atualmente exerce o cargo de Assessor Especial do Reitor da UFBA (2014-2018). Foi Coordenador Executivo do Congresso da UFBA (2016), co-autor do Projeto de BI das Artes (2008). Membro fundador do grupo OCA de composição e Professor-Orientador de uma nova geração de compositores baianos tais como Alex Pochat, Danniel Ribeiro, Guilherme Bertissolo, Joelio Santos, Juliano Serravalle, Paulo Rios Filho, Paulo Santana, Vinicius Amaro. Seus principais interesses de pesquisa são: composição e semântica cultural, ensino de composição, música e psicanálise, gestão da cultura e da universidade. Foi consultor do Fórum Mundial de Cultura, Fórum Mundial de Turismo (Odebrecht - Instituto de Hospitalidade), participou e presidiu a Câmara de Letras e Artes da FAPESB (2003-2005), retornando em 2009 como membro, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia em 2007. Pesquisador do CNPq a partir de 1983, reingressa como pesquisador produtividade (2003). Membro do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2010).