7º Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul # Painel II- Ações Afirmativas: Experiências Institucionais de Ingresso e Permanência

Painel II- Ações Afirmativas: Experiências Institucionais de Ingresso e Permanência




Bacharel em Direito e Especialista em Desenvolvimento Regional pela UFPel; Mestranda em Antropologia - PPGAnt-UFPel. Servidora TAE da UFPel desde 2004, foi Pró-reitora de Assuntos Estudantis de 2014 a 2016 e desde outubro de 2021 atua como Chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD/CODin/UFPel)


Jornalista, com mestrado em Comunicação e Informação pela UFRGS, doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos, é professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha com pesquisa na área dos Estudos Culturais atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Recepção Latino-americanos, identidade étnica e mídia, movimentos sociais em rede, movimentos sociais negros, cidadania, Usos da internet. Atualmente é pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade da UFSC.


Mestra em Educação Especial pela UFRGS. . Integra a equipe Pedagógica da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas da UFRGS - CAF/UFRGS desde 2019 realizando o acompanhamento dos percursos acadêmicos dos estudantes indígenas vinculados aos cursos de graduação.


Professora Associada do Departamento de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Coordenadora do Migraidh, Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM. Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Doutorado em Psicologia Social pela USP. Membro da ReBEDH, Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, da RAC, Rede Advocacy Colaborativo, e Rede LAREF, Rede Acadêmica Latino-Americana sobre Direito e Integração das Pessoas Refugiadas.


Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011); mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2007); graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2004). Professor Associado no Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSM) - Mestrado em Direito. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM) - Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede. Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade - GPDS. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação da UFSM. Membro da Diretoria do CONPEDI Gestão 2017-2020 / 2020-2023. Desenvolve pesquisas nas áreas de: Direito Ambiental; Ecologia Política; Direito e Sustentabilidade; Direito Urbanístico; Teoria do Direito e da Decisão Jurídica; Direito e Novas Tecnologias; Tecnologias Educacionais em Rede.


Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação da Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Blumenau. Em 2022 assumiu a função de Diretora de Ações Afirmativas e Equidade na Pró-Reitoria de mesmo nome, da UFSC. Possui graduação em ciências sociais (1998) e mestrado (2001) e doutorado em Sociologia Política (2012), pela mesma universidade. Como pesquisadora, tem atuado nas áreas de Movimentos Sociais, Empreendedorismo, Feminismo Negro e Inovação Social. Realiza capacitações sobre Empreendedorismo social, Feminismo negro e Ações Afirmativas.


Graduado e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGGEO-UFSM). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (POSGEO-UFF). Atualmente é Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-UFSM) e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET-UFSM). É pesquisador filiado à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Possui experiência na área de Geografia e Humanidades, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmicas territoriais e regionais; movimentos sociais e sujeitos – subalternidades e emancipações; teoria e metodologias de pesquisa; pensamento de(s)colonial e afrodiaspórico; políticas de ação afirmativa.

Compartilhe