7º Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul # Painel III- Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais nas IFES- Experiências Institucionais

Painel III- Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais nas IFES- Experiências Institucionais




Gladis Kaercher, professora Associada da UFRGS, professora do PPGEDU UFRGS, coordenadora do UNIAFRO UFRGS, idealizadora do giz de cera PINTKOR/UNIAFRO, membro do GT 26A do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul


Indígena do povo Kaingang da Terra Indígena Cacique Doble RS. Doutor em Educação Ambiental (2020/FURG), Técnico Administrativo em Educação (1995/IFRS/Sertão), luta pelas causas indígenas no direito à Educação e é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI- Campus Sertão).


Alba Cristina Couto dos Santos Salatino. Doutora em História pela Unisinos/RS com estágio no Centro de Estudios Historicos- CeHis- da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no IFRS, em exercício na reitoria, como Assessora de Relações Étnico-Racais. Integra a Rede de Historiadores/as Negros/as (RHN) e no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Antirracismo, Gênero e Juventud (IFRS). Atua como professora convidada de pós-graduação na Unisinos.


Servidor Público da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando como Chefe do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, vinculado à Pró-reitoria de Extensão da universidade. Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em História e graduado em Relações Internacionais pela UFSM. Organizou o Mês da Consciência Negra integrado da UFSM entre os anos de 2018 a 2021. Foi instrutor do Curso de Combate ao Racismo para os servidores da UFSM entre os anos de 2018 e 2021 e para o Ministério Público do Trabalho em 2021. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFSM e da Comissão de hétero-declaração do processo de Confirmação de Vaga da UFSM.


Lazie Ronaldo Santos Lopes Professor da Educação Básica Escola São Pedro Bagé.,Bacharel em Geografia pela UFSM , Mestre em.Geografia pela UFSM ,Doutorando em Geografia pela UFSM . Membro da Coordenação Estadual do MNU Movimento Negro Unificado


Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do curso de Educação Física do Campus Uruguaiana e Assessora de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão da Unipampa. Possui experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Arte-Educação, atua nos seguintes temas: Dança afro, Dança escolar, Pedagogia da Educação Física escolar, capoeira, lutas, ginástica, percussão, teatro, cultura afro-brasileira, cidadania, inclusão e políticas públicas e Ações afirmativas. Coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena/NEABI–Unipampa. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro- brasileiro/NEAB-UFSM. Presidenta da Comissão Especial de Estudos sobre "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena/Unipampa. Membro do grupo de pesquisa CNPq "Linguagem, Cultura, Sociedade e Educação.


Formada em Estatística, com mestrado e doutorado em Epidemiologia, é professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva e atual Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFCSPA. Como membro da Comissão Permanente de Verificação das Autodeclarações Étnicos-Raciais desde 2018 e coordenadora do Grupo de Estudos Afro-brasileiros vinculado ao Núcleo de Inclusão e Diversidade da UFCSPA (GEAB/NID) criado em 2020, vem trabalhando para ampliar a discussão das relações étnicos raciais nos espaços da universidade, colaborando em disciplinas e projetos de extensão sobre essa temática, em busca de uma inclusão sustentada da população negra nos espaços acadêmicos.

Compartilhe