Painel IV-Políticas e Direitos das Pessoas com Deficiência.
Link : https://youtu.be/vnDxvM5lf-o
7º Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul # Painel IV-Políticas e Direitos das Pessoas com Deficiência.
Possui Licenciatura em Educação Especial -UFSM/RS, Pedagogia (FIC/RS). Especialização em Neurociência na Educação (CBI of Miami), Mestrado em Educação( UFSM/RS), Doutorado em Educação (USP/RS), Pós-doutorado em Educação ( UFRJ/em andamento). Professora Titular da UFPR( Departamento de Planejamento e Administração Escolar e Programa de Pós-Graduação em Educação). Tem experiência na área de Educação Inclusiva, Política,Gestão Educacional. Atua principalmente nas seguintes temáticas de pesquisa: diferença, diversidade, inclusão e desigualdade social, educação especial, ensino superior, acessibilidade, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista. Coordenou o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) de 2006 a 2021. Coordenadora da Comissão Científica do ConBraSD desde 2018 . Coordenadora do LAPEAHS (Laboratório de Políticas, Pesquisas e Práticas Educacionais em Altas Habilidades/Superdotação). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Inclusiva/ Educação Especial: Políticas, Práticas e Processos de Desenvolvimento Humano. Membro do Comité Académico Accesibilidad y Discapacidad de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica/ INEP. Fundadora e Pesquisadora da Red Suldamericana de Inclusión Docente (RESIDO)
Chefe da Subdivisão de Acessibilidade da UFSM. Docente do Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena EAD da UFSM. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM (2018). Possui graduação em Educação Especial - Habilitação Deficiência Mental pela UFSM (2006), Especialização em Gestão Educacional pela UFSM (2009) e Mestrado em Educação pelo PPGE/UFSM (2012). Exerceu a função de Técnica em Assuntos Educacionais no IFRS - Campus Sertão de novembro de 2009 à dezembro de 2012. Foi docente do Curso de Educação Especial (Parfor) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Desde janeiro de 2013 exerce a função de Técnica em Assuntos Educacionais na UFSM, atuando juntamente ao Subdivisão de Acessibilidade, vinculado à Coordenadoria de Ações Educacionais.
Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Especial: Deficiência Visual. Especialista em Alfabetização e Letramento. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Docente EBTT na área de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Instituto Federal Catarinense (IFC). Coordenadora Institucional do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Pessoa com deficiência visual.
Graduação em Pedagogia, especialização em Educação Especial Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos e mestrado em Educação pela UFSC. Possui experiência como professora de educação especial na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Atua desde 2013 como pedagoga na Coordenadoria de Acessibilidade Educacional da UFSC com suporte institucional para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência.
Graduação em Fonoaudiologia e Mestrado em Filosofia – ambos pela Unesp de Marília – e doutorado em Ciências Humanas pela UFSC. Possui formação em Equoterapia e especialização em Leitura/Escrita e Aprendizagem. Realizou o Estágio Pós-Doutoral em Educação pela UFPR. Ocupa o cargo de Fonoaudióloga na Coordenadoria de Acessibilidade Educacional da UFSC e se dedica ao trabalho de audiodescrição.
Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona (1998), doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona (2003), e pós- doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino.