7º Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul # Painel VI- Gênero, Sexualidade e Direitos

Painel VI- Gênero, Sexualidade e Direitos




Megg Rayara Gomes de Oliveira, travesti preta, mestra e doutora em educação, professora adjunta no setor de educação e professora credenciada no programa de pós graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná; coordenadora do núcleo de estudos afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná; coordenadora da comissão de políticas afirmativas do Programa de pós graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná. Atua no movimento social de negras e negros e no movimento social de travestis e transexuais.


Doutor em Educação com ênfase em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná e estágio de doutoramento sanduíche pelo Departamento de Desenvolvimento Humano e Ciências da Família da Universidade do Texas. É professor do Instituto Federal do Paraná, docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT. Pesquisa temas relacionados aos marcadores sociais da diferença, formação de professores, sexualidade, relações de gênero, LGBTfobia e segurança escolar.


Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Realizou doutoramento intercalar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa/PT).É professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. É líder do Núcleo de Estudos Organizacionais (IFRS), presidenta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (IFRS) e integra o grupo de pesquisa Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS) e o Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (UFRGS). Atua como Assessora de Gênero e Sexualidade do IFRS.


Assistente social formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização e mestrado pela mesma universidade. É integrante do Nusserge - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde, Sexualidades e Relações de Gênero e atualmente, trabalha na Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero da Pró- reitoria de Ações Afirmativas e Equidades da UFSC, atuando mais especificamente junto às pessoas trans da comunidade universitária.


Possui graduação em Pedagogia e em Filosofia, mestrado e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é pedagoga da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento de Violência de Gênero (CDGEN), setor vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidades (PROAFE), atuando mais especificamente junto às mulheres da comunidade universitária.


Bacharel em Administração, com Especialização em Gestão Pública e Especialização em Estudos de Gênero. Integra o Comitê de Igualdade de Gênero da UFSM, participa do Fórum de Enfrentamento a Violência Contra Mulher de Santa Maria e do Grupo de Trabalho Integrado de enfrentamento às violências de Santa Maria. É servidora TAE/UFSM, onde atua como administradora junto ao Espaço Multiprofissional Casa Verônica e como chefe substituta do Observatório de Direitos Humanos, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

Compartilhe