Palestrantes & Mediadores
Neli Gomes da Rocha, natural de Teresina/PI. Reside em Curitiba/PR desde 2000. Graduada em Ciências Sociais UFPR (Bacharelado e Licenciatura), Mestra em Sociologia pela UFPR e cursa Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou em 2017 como Investigadora-visitante no Centro de Estudos Sociais pela Universidade de Coimbra - Portugal/Europa e no Centro de Estudos Africanos pela Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo-Moçambique/África. É pesquisadora e docente, escritora, produtora cultural, mãe, mulher negra. É fruto das Ações Afirmativas no ensino superior – cotas raciais na graduação e doutorado, realiza pesquisa-ação sobre cabelos crespos, auto realização e identidade negra.
Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) com especialização em História e Cultura Afro-brasileira pela IERGS (2013). Servidor público federal da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), lotado na Secretaria da Extensão. Faz parte do Grupo de Estudos Afro-brasileiros - GEAB e compõe a Comissão Permanente de Verificação das Autodeclarações Étnico-Raciais da UFCSPA atuando tanto no processo SiSU (2019-2022) quanto em concursos públicos.
Possui graduação em Educação Especial- Educação de Surdos pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é funcionária pública federal, Técnica em Assuntos Educacionais (UFSM), e professora titular de Educação Especial-Educação de Surdos da Secretaria de Estado da Educação. Atuando com o Programa de Ações Afirmativas da UFSM desde 2011, e atualmente na Chefia da Subdivisão de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas da Coordenadoria de Ações Educacionais/PROGRAD-UFSM. Membro da Comissão de Autodeclaração Étnico-Racial da UFSM, que integra a Comissão de Ingresso
Bacharel e Mestre em Administração. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Pós Dr. em Administração. Professora de Administração no IFC Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú Coordenadora dos projetos de Extensão no IFC Camboriú: - A "periferia" nas escolas: Rap, Hip-hop e cultura popular no Foz do Itajaí. (2019-2020) - Pesquisando, ensinando e aprendendo história afro-brasileira e indígena (2019-2020) - Tecendo Redes Anti-racista com o Toque de Melanina Sul (2022) - Organizadroa do envento: Roda de Conversas: Dia Internacional da Mulher, racismo , discriminação e criems de ódio no Brasil (09/03/2020, IFC Camboriú) Coordenadora do NEABI IFC Camboriú 2021-2022. Membro da Comissão da Igualdade Racial da OAB SC
Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Mestrado em Educação nas Ciências - área: HISTÓRIA, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, cursa Doutorado em Antropologia Social ( UNaM). É professora Adjunta C Nível 3, na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Cerro Largo/RS.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Cultura, História e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas:história, memória, patrimônio cultural,antropologia indígena.