EducAZ - II Circuito de Palestras e V Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM # Iª Mesa - Gênero, Poder e Opressão: A Luta pelo Reconhecimento das Mulheres em seus Espaços de Trabalho.

Iª Mesa - Gênero, Poder e Opressão: A Luta pelo Reconhecimento das Mulheres em seus Espaços de Trabalho.

1ª Conferência: Prof.ª Fabiana Regina da Silva (UFSM)

Título:
 
Mulheres em relações sociais de poder e trabalho: desafios e possibilidades para o reconhecimento.
Ementa: No contexto mundial e brasileiro, as mulheres em sua multiplicidade de escolhas e vivências, tem avançado significativamente na conquista de espaços e possibilidades de atuação social, de participação política e visibilidade, em relações sociais de poder e trabalho - seja em iniciativas públicas ou privadas, exercendo, entre outras questões, sua intelectualidade, iniciativa e liderança. Isso tudo, fruto de construções e lutas históricas de muitas mulheres, mas também de homens, nos possibilita perceber a necessidade de continuidade e fortalecimento do debate, de busca por possibilidades de efetivo reconhecimento nos meios de socialização, acadêmicos e educacionais, políticos e culturais, assim, visando, cada vez mais, garantir espaços na agenda e na efetivação de políticas públicas inclusivas no Brasil, indo a contrapelo de ambientes sociais e políticos, por vezes, não muito favoráveis. Como mulher, discente, docente e pesquisadora, nos situando narrativamente de maneira autobiográfica, e na perspectiva teórica das relações de poder em Foucault (1979), buscamos explorar, após uma breve contextualização histórica, os desafios e possibilidades para o reconhecimento das mulheres em relações sociais de poder e trabalho, no contexto atual.


2ª Conferência: Prof.ª Rosana Maria dos Santos (UFRPE)

Título:
Educação, Cultura e Gênero: relações de diálogo.
Ementa: Nesta comunicação Cultura e Educação são apresentadas como categorias relacionais, compreendendo-as como eixo construtor de qualquer projeto de nação, inclusão social e realização da cidadania. Assim, a palestra tem por objetivo problematizar a relação entre cultura e educação, buscando compreender a complexidade e os meandros que envolvem não só os conceitos, mas a polissemia na qual o tema está inserido.


LINK DE ACESSO: 




Doutoranda em história; mestra em história pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2016); especialização em história do Nordeste do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2012) e especialização em turismo e patrimônio pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2011); graduada em história (licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012); graduada em história (bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014) e graduada em gestão de turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (2009). Têm experiências nas áreas de história, políticas públicas culturais e educacionais, história do Nordeste do Brasil, patrimônios materiais e imateriais e estudos culturais.


Possui Graduação em História/ Licenciatura/ Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2007), Especialização em Gestão Educacional/ Programa de Pós-Graduação em Educação / UFSM/EAD (2012), Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação/ UFSM (2014) e Doutorado em História no Programa de Pós-Graduação em História/Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria/RS (2019). Pesquisador(a)/ Bolsa CAPES/DS no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFSM, na Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas (até 2014); Pesquisador(a)/ Bolsa CAPES/DS no Programa de Pós-Graduação em História/PPGH/UFSM, na Linha de Pesquisa: Cultura, Migrações e Trabalho (até 2019. Atualmente é Pesquisadora no Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (http://coral.ufsm.br/clio/?page_id=17), Graduanda em Pedagogia/UFSM, Funcionária Pública Municipal/Professora de História, Gestora Escolar/cargo de direção e Professora Tutora do Pós-Graduação/ Especialização em Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul/UAB; Foi Professora Externa, Orientadora e Tutor(a) do Pós-Graduação/ Especialização em Gestão Educacional UAB/ UFSM (2013-2019), Professora de História/Ensino Médio no curso pré-vestibular Mais Pré-Vestibular (2018). Interesse nas áreas de História e Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Migrações, migração Polonesa, História da Educação, Sociedades Escolares Étnicas de Imigrantes, Memória e História, Narrativas Orais e autobiográficas, Políticas Educacionais e Gestão Educacional. Aprovada em Teste de Suficiência em Língua Estrangeira/Espanhol - UFSM/2 Semestre de 2011.Aprovada em Teste de Suficiência em Língua Estrangeira/Inglês - UFSM/1 Semestre de 2017.

Compartilhe