EducAZ - II Circuito de Palestras e V Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM # Abertura do Vº Encontro - Reconhecimento e Empatia no Contexto da Pandemia

Abertura do Vº Encontro - Reconhecimento e Empatia no Contexto da Pandemia

1ª Conferência: Prof.ª Maria Rita Py Dutra (UFSM)

Título:
 Um mergulho na Filosofia Africana Ubuntu: "eu sou porque nós somos, é dado que somos então eu sou".
Ementa: Reconhecimento; Empatia; Solidariedade; Descolonização; Cosmovisão Africana; Esperançar.


2ª Conferência: Prof.ª Maria Eliza Rosa Gama (UFSM)        

Título: Sobre a potência da educação para a ressignificação da existência humana durante e pós-pandemia
Ementa: Nossa proposta de debate para esta fala apoia-se na ideia de que a educação é uma atividade essencialmente humana, que nos coloca na condição de seres produtores de cultura, os quais transformaram a natureza buscando seus processos evolutivos e de subsistência. Assim, a educação, seja ela um processo formal ou informal, é dotada de intencionalidade. Aprendemos e ensinamos a nos tornar humanos por meio de processos múltiplos de formação uns dos outros. Nossa existência é, ao mesmo tempo, condicionada pelos processos educativos e condição de produção dos mesmos. Sendo assim, a de se pensar que caminhos deverá seguir a educação na reconstrução de um mundo que se mostrou fragilizado diante da pandemia. Qual o papel dos processos educacionais, sobretudo aqueles que se dão formalizados no âmbito de instituições próprias?

Clique Aqui para ser redirecionado ao ambiente da conferência!




Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Educação e Doutorado pelo programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Administração Escolar/UFSM. Atuou na Educação Básica como professora regente, coordenadora pedagógica e assessora pedagógica em Secretarias de Educação. Atua na extensão universitária como consultora de Sistemas de Ensino e de Unidades Escolares na organização dos processos de gestão . Nas pesquisas tem foco nos seguintes temas: políticas educacionais, organização e desenvolvimento do trabalho escolar e do trabalho docente, formação continuada de professores.


Doutora em Educação (PPGE/ UFSM), na área de concentração de Políticas Públicas. Realizou a pesquisa "Cotistas Negros da UFSM e o Mundo do Trabalho", em que a questão norteadora foi analisar em que medida ter ingressado como cotista negro no Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social da UFSM, no período de 2008 a 2015, interferiu na inserção no mundo do trabalho, desses estudantes, após suas formaturas. É mestra em Ciências Sociais, área de concentração de Instituições, Cultura e Globalização (UFSM). Especialista em Supervisão Escolar (FAPAS); Licenciada em Pedagogia. Habilitação em Magistério e Supervisão Escolar (UFRGS); Professora Primária (IEEOB). Está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação-Povo de Clio, coordenado pelo prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha. Desenvolveu a pesquisa "Rompendo Barreiras: relação entre capital cultural e consciência racial", envolvendo professoras negras que atuam nas séries iniciais, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Participa do GT "Negros: discutindo relações étnico-raciais em Santa Maria", vinculado ao Núcleo de Estudos Contemporâneos, do Curso de Ciências Sociais/UFSM. Participou como pesquisadora colaboradora junto ao NECON, atuando como bolsista no Projeto Na Feira: produção, distribuição e consumo entre agricultoras feirantes na Região Central do Rio Grande do Sul. Participou também da pesquisa desenvolvida pelo GT "Negros: Locais de Sociabilidade de Negros em Santa Maria". Trabalhou como voluntária no Projeto "O Negro e a Educação", na região de abrangência da 8ª CRE. Participou da direção técnica do Museu Treze de Maio, como diretora do Núcleo de Ação Cultural Educativa (NACE); atuou na defesa dos direitos da criança e do adolescente, no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Foi presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social. No ano de 2007, participou de debates sobre a política de cotas para acesso de estudantes egressos de escola pública, pretos, pardos e indígenas no ensino superior, promovidos pelo DCE/UFSM. Tem experiência na área de Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, discriminação racial, educação étnico-racial, ações afirmativas, gênero e literatura.

Compartilhe