EducAZ - II Circuito de Palestras e V Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM # Mesa Redonda do Vº Encontro - Ensinar Enquanto Exposição ao Outro

Mesa Redonda do Vº Encontro - Ensinar Enquanto Exposição ao Outro

1ª Conferência: Prof. Felipe Bragagnolo (UFSM/UFBA)

Título:
 Encontrar abrigo no albergue da escuta 
Ementa: Demorar-se atenciosamente diante daquele que fala; escutar o outro enquanto expressão de um ‘nós’, em oposição ao ‘tu’. A escuta como manifestação ética da alteridade e da empatia, bem como, ato de resposta à censura e à coerção do dizer. Da ausência de tempo para acolher aquele que fala, do “entrar por um ouvido e sair pelo outro”, ao abrigar-se no refúgio do albergue do encontro entre ‘nós’.

2ª Conferência: Prof.ª Dirlane Pacheco Machado (UFSM/Educação Básica)

Título:
 Ensinar e Aprender: narrar-se e ressignificar-se no encontro com o outro.
Ementa: Refletir sobre o papel da Escola Básica enquanto espaço virtual e presencial de transformação, em tempos de vulnerabilidade humana global, devido ao Covid-19. Diante dos desafios e retrocessos econômico-sociais que estamos atravessando, viver e proteger ao outro, protegendo-se, tornou-se um ato de resistência. Desde 2020, a vida entrelaçou, com maior ímpeto, as narrativas e as práticas escolares dos professores, dos servidores, dos estudantes e das famílias. Sensivelmente, apoiamo-nos e dialogamos, uns com os outros, para nos autoconhecermos e ressignificarmos a nossa existência. No entanto, essas ações se revelaram como um dos nossos maiores desafios de enfrentamento a pandemia e de sobrevivência da humanidade.

3ª Conferência: Prof. Izaque Machado Ribeiro (URI)

Título:
 Os "outros" na Educação, quem são e o que dizem de nós?
Ementa: O tema do “outro”, historicamente, aparece como o grande interrogador de processos sociais e culturais que se colocavam como estabelecidos e até mesmo inquestionáveis. Nesta fala mesclo reverberações de uma pesquisa de doutorado com práticas psicológicas realizadas no campo da Educação, espaço no qual a emergência do outro, por vezes, aparece como algo exótico, estranho, abjeto, indesejável. Espero contribuir para a reflexão sobre o lugar do “outro" na Educação, sobretudo para tentarmos pensar nas interpelações advindas do campo do gênero e da sexualidade. Uma hipótese acompanha essa reflexão: o que qualificamos de  “outro”, a depender de como o fazemos, diz muito mais de nós mesmos do que daqueles aos quais nos referimos. Coloca-se então a necessidade de criar espaços na Educação que ajudem a repensar posições naturalizadas e excludentes a respeito da diversidade humana.

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Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professor do Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Coordenador do Coletivo Transvalorando e do Projeto de Extensão Núcleo de Capacitação e Estudos do Processo de Envelhecimento (NUCEPE). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - Povo de Clio (PPGE-UFSM). Áreas de interesse e atuação: Sexualidade, Gênero, Educação, Políticas Públicas e Processos de Subjetivação.


Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2013) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015). Atualmente é doutorando em Filosofia, pelo programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia - UFBA (último semestre), e em Educação, pelo programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É tutor EAD/UAB na disciplina Educação e Estudos Culturais, no curso de Pedagogia da UFSM. Realizou no interstício 2018-2019, com o apoio da bolsa PDSE-CAPES, estágio doutoral nos Archives Husserl, na École Normale Supérieure de Paris (ENS-PSL), e na Université Paris I - Panthéon, Sorbonne/França. É membro pesquisador dos Archives Husserl de Paris, membro associado da CEBEL - Sociedade Brasileira de Estudos do pensamento de Emmanuel Levinas, e membro pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO/UFSM. Tem especial interesse e experiência nas seguintes áreas de pesquisa: metafísica moderna; fenomenologia; intuição; alteridade; educação; ética; sensibilidade; corporeidade e narrativas (auto)biográficas.


Possui Graduação- Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), Especialização em Gestão Educacional (Universidade Federal de Santa Maria, 2012) e Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016). Experiência na Educação Básica ( Anos Iniciais ) com ênfase na Alfabetização inicial e no Ensino Superior como Professora Tutora de Cursos de Graduação. Tem Interesse em Políticas Públicas, História da Educação, Gestão Escolar e Psicopedagogia Institucional. Pesquisa e trabalha com jogos pedagógicos e tecnologias, especialmente com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Desenvolve trabalhos principalmente nas (inter) relações com os seguintes temas: Narrativas (Auto) Biográficas, cotidiano escolar, sociedade e vulnerabilidade social, direitos humanos e memórias envolvendo práticas educativas.

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