EducAZ - II Circuito de Palestras e V Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM # Encerramento do Vº Encontro - Os Desafios do Estar Docente no Contexto da Pandemia

Encerramento do Vº Encontro - Os Desafios do Estar Docente no Contexto da Pandemia

1ª Conferência: Prof. Silvestre Grzibowski (UFSM)

Título:
 Filosofia do diálogo: novos desafios a partir da ética da alteridade
Ementa: O objetivo da comunicação (palestra) é apresentar a filosofia do diálogo a partir da ética da alteridade que se constitui na relação face a face, ou mais precisamente, na relação Eu-Tu e eu-nós. Essa reflexão não reduz o diálogo somente na transmissão de saberes entre os múltiplos “eus” e o seu embate técnico com a finalidade de elevar o nível de inteligibilidade universal conduzida por uma única Razão. A proposição sobre o diálogo nasce da relação, porém, essa surge quando o “eu” é interpelado pelo Tu e pelo outro, que não são objetos, mas, rostos. A interpelação é um convite para o diálogo que na verdade já é um responsabilizar-se. Seguiremos o seguinte percurso: no primeiro momento será apresentada a filosofia do saber, depois os argumentos da ética da alteridade que nasce na relação face a face, e por fim, as perspectivas/desafios dessa ética nos tempos de pandemia, enfatizando o diálogo com o outro/alteridade.


2ª Conferência: Prof. Odair Camati (IFRS)        

Título:
 O que o conceito de reconhecimento nos leva a refletir em tempos de pandemia?
Ementa: Por que o reconhecimento é uma necessidade humana? O que a pandemia nos obriga a refletir acerca do reconhecimento? A partir dessas perguntas vamos refletir sobre a relação entre reconhecimento e redistribuição no contexto de uma pandemia tendo como referência os pensamentos de Axel Honneth e Nancy Fraser. O objetivo é apresentar a relevância do conceito de reconhecimento para pensar os problemas éticos-políticos contemporâneos agravados pela pandemia.


Clique Aqui para ser redirecionado ao ambiente da conferência!





Possui graduação em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2011). Mestre em filosofia no Programa de Pós-graduação em filosofia (PPGFIL -UCS), como Bolsista da Fapergs. Doutorado em filosofia no Programa de Pós-Graduação em filosofia Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGFIL - Unisinos), como bolsista Capes. Trabalha temas de ética e filosofia política, como: multiculturalismo, reconhecimento e normatividade, autonomia, justiça, identidade, autenticidade e democracia. Tem se dedicado ao estudo do multiculturalismo, tendo como referências centrais as obras de Charles Taylor e Wiil Kymlicka, buscando compreender também as relações multiculturais na América Latina. Atualmente tem pesquisado sobre os problemas normativos decorrentes das teorias do reconhecimento, especialmente em Charles Taylor e Axel Honneth e suas interfaces com as teorias da justiça contemporâneas. Realizou doutorado sanduíche na Université Saint-Paul/Université d'Ottawa sob a orientação da professora Sophie Cloutier entre novembro de 2016 e maio de 2017.


Possui graduação em filosofia, Teologia e Letras. Doutor em Filosofia pela Universidad Pontificia de Salamanca - Espanha (2009). Atualmente é professor Associado I do programa de Graduação e Pós-graduação de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As pesquisas em desenvolvimento têm sido nucleadas sobre os temas "corporeidade e afetividade", "Fenomenologia do ego" atuando nas seguintes áreas: subjetividade, intersubjetividade, ética, corporeidade, literatura, religião, sensibilidade e afetividade nos autores como Husserl, Emmanuel Levinas, Paul Ricoeur, Michel Henry, Merleau-Ponty e Edith Stein. É líder do grupo de pesquisa "Fenomenologia da Vida" Cnpq (UFSM). Membro co-fundador do "Círculo fenomenológico da Vida e da clínica" Universidade de São Paulo (USP) - Departamento de Psicologia e Clínica. Membro pesquisador do GT Levinas (Anpof). Pesquisador no grupo de pesquisa Edith Stein e o Círculo de Gotinga, da Universidade Federal de São Paulo. É membro colaborador do CLAFEN (Círculo Latinoamericano de Fenomenologia).

Compartilhe