1ª Mesa de Discussão do I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM
1ª Conferência: Profª. Maria Rita Py Dutra (UFSM)
Título: Educação das Relações Étnico-RaciaisEmenta: A partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros, revisitar conceitos de discurso racista, racismo, racismo estrutural, institucional e cotidiano e antirracismo.
2ª Conferência: Profª. Rosana Maria Santos (UFRPE)
Título: Vozes Negras: como a Cultura e as Manifestações Afro-Brasileiras são Problematizadas nos Livros Didáticos de História do Ensino Fundamental I.
Ementa: Contextualização sobre a história dos negros no Brasil. O pós-abolição. Movimento Negro. As leis 10.639 e 11.64/2008. Os Livros didáticos do Ensino Fundamental I (PNLD – 2018). As legislções educacionais. O Plano Nacional do Livro Didático (PNLD - 2018). A palestra tem por objetivo analisar como os livros didáticos de história, escolhidos pelo o PNLD de 2018, estão problematizando os conteúdos da cultura e história afro-brasileira, tendo em vista as leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira. As leis foram um passo importante para as políticas públicas educacionais, uma vez que se propõem a praticar uma educação descolonizante, e buscam também sanar uma dívida de longas datas, que foi a ausência dos negros nos currículos escolares. Assim, os instrumentos normativos citados anteriormente, tentam reparar um débito histórico em torno do protagonismo dos negros no Brasil. Precisamos de uma educação não discriminatória e que proporcione a presença do negro não apenas na escola, mas que possa ser capaz de inserir sua cultura e estima dentro dos conteúdos escolares, para que assim a sociedade e, principalmente as futuras gerações possam ter o conhecimento da importância do negro para a construção da identidade nacional.Clique aqui para ser direcionado ao site da transmissão online.