EducAZ - IV Encontro e I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM # 1ª Mesa de Discussão do I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

1ª Mesa de Discussão do I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

1ª Conferência: Profª. Maria Rita Py Dutra (UFSM)       

Título: Educação das Relações Étnico-Raciais
Ementa: A partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros, revisitar conceitos de discurso racista, racismo, racismo estrutural, institucional e cotidiano e antirracismo.

2ª Conferência: Profª. Rosana Maria Santos (UFRPE)

Título: Vozes Negras: como a Cultura e as Manifestações Afro-Brasileiras são Problematizadas nos Livros Didáticos de História do Ensino Fundamental I.

Ementa: Contextualização sobre a história dos negros no Brasil. O pós-abolição. Movimento Negro. As leis 10.639 e 11.64/2008. Os Livros didáticos do Ensino Fundamental I (PNLD – 2018). As legislções educacionais. O Plano Nacional do Livro Didático (PNLD - 2018). A palestra tem por objetivo analisar como os livros didáticos de história, escolhidos pelo o PNLD de 2018, estão problematizando os conteúdos da cultura e história afro-brasileira, tendo em vista as leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira. As leis foram um passo importante para as políticas públicas educacionais, uma vez que se propõem a praticar uma educação descolonizante, e buscam também sanar uma dívida de longas datas, que foi a ausência dos negros nos currículos escolares. Assim, os instrumentos normativos citados anteriormente, tentam reparar um débito histórico em torno do protagonismo dos negros no Brasil. Precisamos de uma educação não discriminatória e que proporcione a presença do negro não apenas na escola, mas que possa ser capaz de inserir sua cultura e estima dentro dos conteúdos escolares, para que assim a sociedade e, principalmente as futuras gerações possam ter o conhecimento da importância do negro para a construção da identidade nacional.

Clique aqui para ser direcionado ao site da transmissão online.




Doutora em Educação (PPGE/ UFSM), na área de concentração de Políticas Públicas. Realizou a pesquisa "Cotistas Negros da UFSM e o Mundo do Trabalho", em que a questão norteadora foi analisar em que medida ter ingressado como cotista negro no Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social da UFSM, no período de 2008 a 2015, interferiu na inserção no mundo do trabalho, desses estudantes, após suas formaturas. É mestra em Ciências Sociais, área de concentração de Instituições, Cultura e Globalização (UFSM). Especialista em Supervisão Escolar (FAPAS); Licenciada em Pedagogia. Habilitação em Magistério e Supervisão Escolar (UFRGS); Professora Primária (IEEOB). Está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação-Povo de Clio, coordenado pelo prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha. Desenvolveu a pesquisa "Rompendo Barreiras: relação entre capital cultural e consciência racial", envolvendo professoras negras que atuam nas séries iniciais, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Participa do GT "Negros: discutindo relações étnico-raciais em Santa Maria", vinculado ao Núcleo de Estudos Contemporâneos, do Curso de Ciências Sociais/UFSM. Participou como pesquisadora colaboradora junto ao NECON, atuando como bolsista no Projeto Na Feira: produção, distribuição e consumo entre agricultoras feirantes na Região Central do Rio Grande do Sul. Participou também da pesquisa desenvolvida pelo GT "Negros: Locais de Sociabilidade de Negros em Santa Maria". Trabalhou como voluntária no Projeto "O Negro e a Educação", na região de abrangência da 8ª CRE. Participou da direção técnica do Museu Treze de Maio, como diretora do Núcleo de Ação Cultural Educativa (NACE); atuou na defesa dos direitos da criança e do adolescente, no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Foi presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social. No ano de 2007, participou de debates sobre a política de cotas para acesso de estudantes egressos de escola pública, pretos, pardos e indígenas no ensino superior, promovidos pelo DCE/UFSM. Tem experiência na área de Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, discriminação racial, educação étnico-racial, ações afirmativas, gênero e literatura.


Doutoranda em história; mestra em história pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2016); especialização em história do Nordeste do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2012) e especialização em turismo e patrimônio pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2011); graduada em história (licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012); graduada em história (bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014) e graduada em gestão de turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (2009). Têm experiências nas áreas de histórias e educação, políticas públicas culturais e educacionais, história do Nordeste do Brasil, patrimônios materiais e imateriais e estudos culturais.

Compartilhe