EducAZ - IV Encontro e I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM # 2ª Mesa de Discussão do I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

2ª Mesa de Discussão do I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

1ª Conferência: Prof. João Heitor Silva Macedo (UNIPAMPA)        

Título: Cultura, Educação e ensino para o combate ao racismo. Narrativas da Lei 10.639/03.
Ementa: Problematizar a realidade social de negros e negras no Brasil, nos últimos 40 anos e como essa história narrada é atravessada por outras narrativas, pela cultura, educação e o ensino.  Identificando na História da Educação no Brasil como ocorreu o processo de criação da Lei 10.639/03 seus referenciais teóricos e como os referenciais teóricos de ancestralidade africana contribuem para um debate critico acerca do tema. O tema dialoga com uma reinterpretação epistemológica do ensino histórico pautado pela pesquisa (auto)biográfica com o objetivo de combater o racismo e, desta forma, percebendo as contradições formativas e a necessidade de reelaborar a forma de ensinar e aprender.

2ª Conferência: Prof. Felipe Bragagnolo (UFBA)

Título: O Desdobramento da Violência Ética na Docência
Ementa: Qual a relação existente entre docência e violência ética? Dito de outro modo, seria possível ao docente negar ao chamado ético de outrem? Parece-nos que, ao não rompermos com o paradigma do homem enquanto sujeito racional ou sujeito pensante fortalecido na modernidade, nós não conseguiremos pensar e agir com a devida radicalidade que a proposta de uma educação libertadora e emancipadora requer. Se na educação ainda ocorre o predomínio de uma proposta técnica e de reprodução do saber; se os pedagogos que estão em processo de formação ainda pensam a educação enquanto um sistema de transferência e acúmulo de conhecimentos, podemos constatar que caminhamos na trilha ética da negação da existência do outro. Pretendo, assim, argumentar de modo favorável a tese de uma educação revolucionária quando invertemos o paradigma da modernidade, colocando como ponto de partida existencial da humanidade o imperativo ético da sensibilidade. Em oposição ao sujeito ensimesmado, que reduz o outro a si mesmo, desejo defender, a partir da fenomenologia, a tese da subjetividade humana atravessada geneticamente pela vulnerabilidade e exposição ao absolutamente outro. Quando menos esperamos, ao modo de um ladrão, de uma doença, tal como a Covid-19, ou da morte, o outro aparece e fragmenta o nosso tempo. Deste modo, parece-me justificável pensar à docência como o espaço privilegiado de resposta ao apelo constante e violento que o outro exerce sobre mim.

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É Doutor em História pelo PPGH da UFSM com Tese em Cultura, Educação e Ensino de História para o combate ao racismo (2019). Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e Mestrado em História, área de concentração Arqueologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Desenvolve suas atividades como professor do Magistério público estadual do Rio Grande do Sul atualmente na Escola Estadual Técnica Olavo Bilac em São Borja. É professor substituto na UNIPAMPA - São Borja, atuando nos cursos de Ciências Humanas, Ciência Política e Direito. Atuou como Coordenador Pedagógico na 4ª CRE em Caxias do Sul (2011-2012), participou do Núcleo de Educação Indígena da SEDUC/RS (2011-2012), foi professor da Faculdade da Serra Gaúcha em Caxias do Sul (2008-2012), atuando nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito ministrando as disciplinas de Ciências Sociais, Sociologia das Organizações, Metodologia científica, Antropologia Jurídica, Direitos Humanos e História do Direito. Atuou também como professor em pós graduações da FSG (Lato Sensu). Foi Coordenador do Núcleo de Produção Científico Digital da Faculdade da Serra Gaúcha. Foi Coordenador da Revista Global Manager do Curso de Administração da FSG. É Diretor do Museu Comunitário Treze de Maio em Santa Maria, o qual também é co-fundador. Foi Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria (2014 a 2015) e também Conselheiro do mesmo no seguimento Patrimônio Histórico (2013-2015), foi Coordenador do Sistema Municipal de Museus (2013 a 2015). Tem trabalhos publicados nas áreas de arqueologia, história, direito, administração, patrimônio, participou como co-autor nas obras Historiadores do Terceiro Milênio em 2000, Nas Trilhas da Negritude (2007), onde trata da questão do negro na cidade de Santa Maria, A Nova História de Santa Maria (2012), Cultura e Identidade dos Povos dos Pampas (2016), Sementes da Educação (2019) e da Coletânea Negras Palavras Gaúchas 2 (2018). É consultor nas áreas de educação, educação para as relações étnico-raciais, arqueologia, museologia, gestão cultural e patrimônio cultural. Em 2002 foi um dos responsáveis pela elaboração da Exposição Pelos Caminhos da Santa...Maria, realizada no Memorial do Rio Grande do Sul, entre outras. Foi membro do Conselho Estadual de desenvolvimento da População Negra do Rio Grande do Sul (CODENE) e é militante do Movimento Negro.


Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2013) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015). Atualmente é doutorando em Filosofia pelo programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia - UFBA e Tutor Ead no curso de Pedagogia da UFSM. Realizou no interstício 2018-2019, com o apoio da bolsa PDSE-CAPES, estágio doutoral nos Archives Husserl, na École Normale Supérieure de Paris (ENS-PSL), e na Université Paris I - Panthéon, Sorbonne. É membro pesquisador dos Archives Husserl de Paris. O projeto de estudo ao qual se dedica é denominado: "Sobre a possibilidade da desubjetivação do a priori a partir das Investigações Lógicas de Husserl". Tem experiência na área da fenomenologia, com ênfase no pensamento de Edmund Husserl, Emmanuel Levinas, Jean-Luc Marion e Adolf Reinach, analisando principalmente as seguintes categorias: constituição e fundamentação do conhecimento; consciência intencional e não-intencional; doação de sentido; realismo e idealismo na fenomenologia husserliana.

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