EducAZ - IV Encontro e I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM # Conferência de Abertura do IV Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

Conferência de Abertura do IV Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

1ª Conferência: Prof.ª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (UFSCar)        

Título: Educação das Relações Étnico-Raciais nas Instituições Escolares 
Ementa: Torna-se oportuno refletir sobre o modo como a produção acadêmica, nas últimas décadas, trata dos temas como o racismo, o etnocentrismo, dentre outras discriminações, nas escolas, quando almejamos verificar se ocorreram avanços no processo de reconhecimento dessas práticas discriminatórias e de suas consequências na vida dos alunos/as, de seus professores/as, negros e também dos não-negros, bem como na organização e funcionamento de instituições educacionais.
 

2ª Conferência: Prof.ª Maria Eliza Rosa Gama 

Título: Tempos de pandemia revelando a essencialidade da Escola Pública e dos Professores
Ementa: A Escola Pública vem sendo depreciada ao longo de muitos anos, ganhando força o slogan de uma “escola sem qualidade” e que pouco ou quase nada tem contribuído para a formação de nossa sociedade. Contudo, a pandemia revela uma outra face da Escola Pública, revela sim sua essencialidade, o quanto desenvolve um trabalho único e indispensável na formação de nossos povos. Ao mesmo tempo, deixa explicito, sem condições de contestações, o problema crônico dos poucos investimentos nas políticas educacionais e da desvalorização de nossos professores.

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Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva tem experiência em ensino, pesquisa e extensão em Educação: relações étnico-raciais; práticas sociais e processos educativos; políticas curriculares e direitos humanos. É Professora Emérita da Universidade Federal de São Carlos. Em 21 de março de 2011 foi admitida, pela Presidenta da República Dilma Rousseff, na Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Cavaleiro, em reconhecimento de sua contribuição à educação no Brasil. Em junho 2010 foi indicada como Somghoy Wanadu-Wayoo, ou seja conselheira integrante do Conselho do Amiru Shonghoy Hassimi O. Maiga, chefe do Povo Songhoy, no Mali. É Professora Titular em Ensino- Aprendizagem - Relações Étnico-Raciais, docente junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas-UFSCar, na condição de professora sênior. É pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar. Integra o International Research Group on Epystemology of African Roots and Education , coordenado pela Drª Joyce E. King da Georgia State University/USA. Foi conselheira do World Education Research Association (WERA) representando a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) (2009 - 2016). Foi conselheira, na condição de notório saber, do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (2015 - 2016). Foi Conselheira da Fundação Cultural Palmares, nos termos da Portaria nº 141, de 28/12/2011. Por indicação do Movimento Negro, foi conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, mandato 2002-2006. Nessa condição foi relatora do Parecer CNE/CP 3/2004 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Foi professora visitante junto a University of South Africa (1996), a Universidad Autonoma del Estado de Morelo, in Cuernavaca, México (2003), na Stanford University , USA, (em 2008 e em 2015), na Universidade de Maputo, Moçambique em 2019. De 2007 a 2011 foi coordenadora do Grupo Gestor do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar. Em 2011, recebeu homenagem da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), das mãos da Ministra Luiza Helena Bairros, o prêmio Educação para a Igualdade, por ser a primeira mulher negra a ter assento no Conselho Nacional de Educação, por relevantes serviços prestados ao País e pela valiosa contribuição para a educação brasileira no combate ao racismo. Em 2001, recebeu reconhecimento da Câmara Municipal de Vereadores de São Carlos/SP, por seu compromisso em promover e desenvolver ações por uma educação de alta qualidade e pela luta por uma convivência tolerante, harmoniosa e sem preconceitos em nossa sociedade, bem como da Coordenadoria de Assuntos da População Negra da Prefeitura Municipal de São Paulo, o Prêmio Luiza Mahin, em reconhecimento por sua atuação em prol das mulheres negras.


Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Educação e Doutorado pelo programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Administração Escolar/UFSM. Atuou na Educação Básica como professora regente, coordenadora pedagógica e assessora pedagógica em Secretarias de Educação. Atua na extensão universitária como consultora de Sistemas de Ensino e de Unidades Escolares na organização dos processos de gestão . Nas pesquisas tem foco nos seguintes temas: políticas educacionais, organização e desenvolvimento do trabalho escolar e do trabalho docente, formação continuada de professores.

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