EducAZ - IV Encontro e I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM # Mesa de Discussão do IV Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

Mesa de Discussão do IV Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

1ª Conferência: Prof. Guilherme Rodrigues Passamani (UFSM)        

Título: Brasileiros nas economias sexuais de Portugal: um olhar sobre o processo migratório de trabalhadores sexuais para Lisboa.
Ementa: Esta comunicação analisa uma rota brasileira de prostituição masculina para Portugal, na cidade de Lisboa.  A atenção será ao processo migratório dos trabalhadores sexuais no sentido de perceber os fluxos, os trânsitos, as relações e as performances desses homens envolvidos com os mercados do sexo em contextos transnacionais. Do ponto de vista teórico, a articulação se dará a partir da teoria das interseccionalidades. Trata-se de uma etnografia multissituada, pois mais que a prostituição masculina em si, a rota – e suas particularidades – é um dos objetos privilegiados de nossa análise. Entre os principais desafios, estão o de problematizar o lugar comumente destinado aos homens nas economias sexuais e o de avançar na compreensão dos trânsitos por fronteiras transnacionais tendo o mercado do sexo e as economias sexuais como elementos disparadores desses fluxos, a partir da prostituição masculina.

2ª Conferência: Prof. Izaque Machado Ribeiro (URI)

Título: Habitar espaços e mobilizar narrativas transdiversas: desdobramentos de uma pesquisa em educação 
Ementa: Nesta fala objetivo refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos trans em seus percursos educacionais. Tendo como suporte metodológico-analítico, principalmente, ferramentas da pesquisa narrativa e da teoria queer, procuro analisar que enfrentamentos são direcionados às narrativas transdiversas, as quais, muitas vezes, são empurradas para processos de inviabilização da  vida enquanto vivível. Frente às barreiras impostas por lógicas cisheteronormativas, vislumbra-se, com essa reflexão, a possibilidade de habitar espaços antes negados, quem sabe, agora, criando narrativas coabitadas, capazes de engendrar heterotopias?

3ª Conferência: Prof.ª Ana Chrystina Venancio Mignot (UERJ) - ALTERAÇÃO DA CONFERENCISTA - Contaremos com a presença do Prof. João Heitor Silva Macedo (UNIPAMPA)

Título: Alterado
Ementa: Alterado


Clique aqui para ser direcionado ao site da transmissão online.




É Doutor em História pelo PPGH da UFSM com Tese em Cultura, Educação e Ensino de História para o combate ao racismo (2019). Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e Mestrado em História, área de concentração Arqueologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Desenvolve suas atividades como professor do Magistério público estadual do Rio Grande do Sul atualmente na Escola Estadual Técnica Olavo Bilac em São Borja. É professor substituto na UNIPAMPA - São Borja, atuando nos cursos de Ciências Humanas, Ciência Política e Direito. Atuou como Coordenador Pedagógico na 4ª CRE em Caxias do Sul (2011-2012), participou do Núcleo de Educação Indígena da SEDUC/RS (2011-2012), foi professor da Faculdade da Serra Gaúcha em Caxias do Sul (2008-2012), atuando nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito ministrando as disciplinas de Ciências Sociais, Sociologia das Organizações, Metodologia científica, Antropologia Jurídica, Direitos Humanos e História do Direito. Atuou também como professor em pós graduações da FSG (Lato Sensu). Foi Coordenador do Núcleo de Produção Científico Digital da Faculdade da Serra Gaúcha. Foi Coordenador da Revista Global Manager do Curso de Administração da FSG. É Diretor do Museu Comunitário Treze de Maio em Santa Maria, o qual também é co-fundador. Foi Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria (2014 a 2015) e também Conselheiro do mesmo no seguimento Patrimônio Histórico (2013-2015), foi Coordenador do Sistema Municipal de Museus (2013 a 2015). Tem trabalhos publicados nas áreas de arqueologia, história, direito, administração, patrimônio, participou como co-autor nas obras Historiadores do Terceiro Milênio em 2000, Nas Trilhas da Negritude (2007), onde trata da questão do negro na cidade de Santa Maria, A Nova História de Santa Maria (2012), Cultura e Identidade dos Povos dos Pampas (2016), Sementes da Educação (2019) e da Coletânea Negras Palavras Gaúchas 2 (2018). É consultor nas áreas de educação, educação para as relações étnico-raciais, arqueologia, museologia, gestão cultural e patrimônio cultural. Em 2002 foi um dos responsáveis pela elaboração da Exposição Pelos Caminhos da Santa...Maria, realizada no Memorial do Rio Grande do Sul, entre outras. Foi membro do Conselho Estadual de desenvolvimento da População Negra do Rio Grande do Sul (CODENE) e é militante do Movimento Negro.


Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. Ministra aulas nas graduações de Ciências Sociais, Jornalismo, Audiovisual e Odontologia. Graduado em Ciências Sociais e História nas habilitações de licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Integração Latino-Americana, com área de concentração em História Latino-Americana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Ciências Sociais na área de Estudos de Gênero pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador visitante na Universidade de Coimbra (Portugal) entre 2007/2008 e pesquisador visitante na Universidade do Colorado - Boulder (Estados Unidos) entre 2014/2015. Coordenador do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher - Cidade, Geração e Sexualidade (NENP/UFMS/CNPq). Autor dos livros O arco-íris (des)coberto (EdUFSM); Na batida da concha: sociabilidades juvenis e homossexualidades reservadas no interior do Rio Grande do Sul (EdUFSM) e Batalha de Confete. Envelhecimento, condutas homossexuais e regimes de visibilidade no Pantanal-MS (Papéis Selvagens Edições). Tem experiência na área de Antropologia. Principais temas de pesquisa: antropologia urbana, cidade, prostituição masculina, envelhecimento, condutas homossexuais, interseccionalidades e marcadores sociais da diferença.


Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professor do Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Coordenador do Coletivo Transvalorando e do Projeto de Extensão Núcleo de Capacitação e Estudos do Processo de Envelhecimento (NUCEPE). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - Povo de Clio (PPGE-UFSM). Áreas de interesse e atuação: Sexualidade, Gênero, Educação, Políticas Públicas e Processos de Subjetivação.


Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Mestre em Educação pela mesma instituição (1988). Autora de livros, organizadora e co-organizadora de coletâneas que reúnem historiadores da educação brasileiros e estrangeiros, tem publicações no Brasil, Argentina, Portugal, Itália, França, México, Espanha e Canadá. Foi curadora de exposições sobre escritas escolares, cartas de leitores e viagens de educadores em importantes espaços culturais. Presidiu e atuou como membro de comissão organizadora e de comitês científicos de eventos acadêmicos internacionais, de comissões de avaliação da CAPES, da FINEP, da FAPERJ e da FAPEMA. Atualmente, é Coordenadora de Projeto de Internacionalização Capes/Print, integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BioGraph), o conselho científico de editoras, coleções publicadas no país e no exterior e revistas especializadas: Cadernos de História da Educação, Educação em Questão, Le sujet dans la Cité e Revista da FAEBA - Educação e Contemporaneidade. Tem se dedicado a pesquisar a história da educação, notadamente trajetórias de educadores e produção e circulação de modelos educacionais e práticas pedagógicas escolanovistas. Pesquisadora do CNPq, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ).

Compartilhe