EducAZ - IV Encontro e I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM # Conferência de Encerramento do IV Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

Conferência de Encerramento do IV Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

1ª Conferência: Prof. Christian Muleka Mwewa (UFMS)        

Título: Identidades: indicações a partir da ‘não-identidade’ (La non-identité comme le telos de l’identification)
Ementa: Explanação sobre identidades e formação cultural com viés de apresentação de questões da formação das identidades e dos racismos no contexto das relações étnicas e "raciais".

2ª Conferência: Prof.ª Edla Eggert (PUC-RS)

Título: "Pazear": uma ação a ser pensada na Educação?  
Ementa: 

Clique aqui para ser direcionado ao site da transmissão online.




Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande). Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Cultura em Sociedade - EduForp (certificado pelo CNPq). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (2008); Mestre em Formación de Profesionales de la Formación (Máster Erasmus Mundus, MUNDUSFOR, 2009) pela Universidad de Granada-Es; Universitat Rovira i Virgili-Es e Universidade do Porto-Pt; Mestre em Ciências da Educação (Educação, História e Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); graduando em Letras Francês na mesma instituição (2002 - 2007, formação incompleta). Professor com dedicação exclusiva (DE) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Três Lagoas/CPTL/MS). Foi investigador Visitante no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa no ano letivo (2017-2018). Realizou uma estância de curta duração na Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Federal de Santa Catarina (2017- Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância-NUPEIN/UFSC/CNPq) e na Universidade Federal de Santa Maria (2017-2018 - Grupo de Estudos e Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação/UFSM/CNPq). Parecerísta ad hoc da revista Cadernos de Estudos Africanos do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IULisboa-Portugal). Avaliador ad hoc da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguai. Foi parecerista Ad Hoc da CAPES Edital nº 45/2017 para a seleção do Professor Visitante no Exterior Júnior (2018). Foi parecerista Ad Hoc da CAPES - Programa PROBRAL/Edital nº 13/2018. É professor de Capoeira e outras manifestações Culturais Afro-brasileiras. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade (UFMS/CNPq). Coordenador da Coleção Cenários na editora Nova Harmonia (São Leopoldo/RS/Br). Organizador dos livros: (1) Verso do anverso: teoria, crítica e literaturas africanas, (Ed. Nova Harmonia, 2011; (2) África e suas diásporas: olhares interdisciplinares (Ed. Nova Harmonia, 2008) e (3) do livro Sociedades desiguais (Ed. Nova Harmonia, 2009); autor do livro Cenários da Indústria cultural: corpo negro, cultura e capoeira (Ed. Nova Harmonia, 2009). Autor de diversos artigos sobre a temática da Educação, Cultura e Sociedade. Membro do comitê editorial da Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL; Membro do comitê científico da Revista Criar Educação - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Tem experiência na área de Ciências Humanas (Fundamentos da Educação). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Teoria Crítica e Estudos Culturais, Relações étnico e "raciais" na infância, Educação (Formação) com interfaces com a Cultura, a Literatura, a Capoeira e outras Manifestações culturais de matriz afro-brasileira. Os seus projetos têm sido contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) nos Editais Pró-eventos em duas edições de 2011; Publicações (2011); e pelo CNPq no Edital das Ciências Humanas (CNPq, 2012) e Igualdade de Gênero (CNPq, 2012). Foi Editor da Revista POIÉSIS-RPPGE-UNISUL (2010-2013, QUALIS B2-Educação.


Pós-Doutorado (2014 - CNPq), no Programa de Estudios de la Mujer da Univesidad Autónoma Metropolitana de Xochimilco - UAM-X. Ciudad de México, DF. Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Graduação em Pedagogia (UNIPLAC - 1986). Professora na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação a partir de abril de 2017, professora no PPGEdu e no PPG de Teologia da PUCRS; é co-editora da Revista Biograph desde 2016; Coordenadora do Fórum Sul biênio 2017-2018. Foi docente no PPGEdu da Unisinos (1999 - 2016); editora da Revista Educação Unisinos (2006 - 2010); coordenadora do PPEdu Unisinos (2010 - 2013). Coordenou um projeto de cooperação internacional com a Universidad Tres de Febrero - UNTREF/AR (2012-2013). Professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Teologia, nas Faculdades EST, São Leopoldo (RS) no ano de 2013, 2016 e 2018. No ano de 2014 foi docente convidada no Seminário Teológico de Ausburgo, na Cidade do México, junto à graduação com o curso de metodologias de pesquisa qualitativa. Pesquisa a produção do conhecimento naquilo que pode ser definido com o aprender fazendo, realizado majoritariamente por mulheres em atividades criadoras e artesanais; estuda histórias de mulheres e a produção teológica produzida nas margens por meio da hermenêutica feminista

Compartilhe