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Tema do Congresso


FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: REALIDADES, DESAFIOS E TENSIONAMENTOS


11, 12 e 13 de novembro de 2024



        A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fundada em 1960, atua de forma pioneira desde 1962 na formação de recursos humanos para a área de Educação Especial. Atualmente oferece três cursos de licenciatura em Educação Especial (diurno, noturno e educação a distância).

        No intuito de ofertar aos acadêmicos de Educação Especial outro espaço para discussões sobre temáticas relevantes à área, os cursos têm promovido desde o ano de 2004 o Seminário de Educação Especial do Centro de Educação (CE), da UFSM, configurado na XI edição no ano de 2017.

        Historicamente, o Seminário foi organizado pelo Diretório Acadêmico do CE, em articulação com a turma do 5º Semestre do Curso de Educação Especial Licenciatura Plena. A partir do ano de 2015 foi ampliado para contemplar o espaço Latino-Americano tendo como organizadores os três cursos de graduação e a linha de pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE, passando a denominar-se X Seminário de Educação de Educação Especial e I Seminário Latino-Americano de Educação Especial. Outro fator relevante para a ampliação do evento foi a localização privilegiada da UFSM no estado do Rio Grande do Sul que possibilitou a integração, especialmente, com países como Uruguai, Argentina e Paraguai. Em 2017 manteve-se no contexto Latino-Americano com a temática “Espaços e Tempos de Aprendizagem na Educação Especial” e configurando-se como XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial.

        Na edição do ano de 2024 propõem-se o I Congresso Internacional de Educação Especial, XII Seminário de Educação Especial, III Seminário Latino-Americano de Educação Especial, e I Fórum das Licenciaturas em Educação Especial das Instituições Públicas de Ensino com a temática Formação de Professores em Educação Especial: realidades, desafios e tensionamentos

        Por meio da realização deste evento, na modalidade híbrida, pretende-se fomentar as discussões e o compartilhamento de conhecimentos sobre a Formação de Professores em Educação Especial em âmbito nacional e internacional.