II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO

SUBMISSÃO COMUNICAÇÃO ORAL ONLINE

SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL


NORMAS PARA SUBMISSÃO

 

Período de inscrição de trabalhos:

20/07/2025 à 05/10/2025

 

Modalidades de apresentação:
Comunicação Oral Online.
 
Artigo Completo

Artigo Completo em português contendo entre 10 à 12 páginas, incluindo: Título em maiúscula, negrito, com alinhamento centralizado; abaixo do título com alinhamento à direita o nome completo dos autores e do orientador, com as respectivas filiações (graduação, mestrado, doutorado) e instituições; e indicação do Eixo Temático; Resumo em bloco único, contendo entre 200 à 250 palavras (incluindo palavras-chaves), em fonte Arial tamanho 10, espaço simples, sem recuo de parágrafo, contendo de três a cinco palavras-chave, com letra maiúscula inicial e separadas por ponto final; O corpo do texto contendo: Introdução (tema, problema e objetivo (os), Fundamentação Teórica, Metodologia, Análise dos dados, Considerações Finais e Referências bibliográficas (ABNT, 2023), em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm com recuo de parágrafo 1,25 cm.

Template do arquivo disponível para Download aqui
 
Critérios de avaliação: a avaliação dos artigos completos para comunicações orais será realizada pelos membros do Comitê Científico, considerando os seguintes critérios:
-Trabalhos resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento (com resultados parciais);
-Originalidade e relevância científica e social do trabalho;
-Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
-Informações adequadas para avaliação do trabalho, incluindo objetivo, temática e referencial teórico;
 -Interlocução com a produção da área e contribuição aos eixos temáticos do evento;
-Adequação a normas da língua escrita.
 
ORIENTAÇÕES GERAIS:
-Cada inscrito poderá enviar 01 trabalho como Comunicação oral, na condição de autor/apresentador.
- O inscrito poderá constar como coautor em mais de um trabalho enviado por outro participante;
-O número máximo de participantes por trabalho (autor + coautores) é de 04 pessoas;
-A divulgação de qualquer informação na modalidade de apresentação é de completa responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. 
- Artigos submetidos fora das normas NÃO serão aceitos para avaliação;

-O comitê científico do evento NÃO ACEITARÁ alterações no texto após a submissão no site, revise os textos antes da submissão e atenção aos prazos.
-O comitê científico do evento NÃO ACEITARÁ trabalhos submetidos por e-mail.
 
DATAS IMPORTANTES:
 

ATIVIDADES

DATA

Inscrição de trabalhos para apresentação

20/07/2025 à  05/10/2025

Avaliação pela Comissão Científica

30/07/2025 à 12/10/2025

Divulgação dos trabalhos aprovados

15/10/2025

Divulgação das listas das salas de apresentação online

17/10/2025


 
EIXOS TEMÁTICOS

-EDUCAÇÃO BÁSICA
EIXO I- Práticas Multidisciplinares e Inclusão Escolar
EIXO II- A Educação Básica sob a Perspectiva da Epistemologia da Complexidade
 
-EDUCAÇÃO SUPERIOR
EIXO III- Inovação Acadêmica e Práticas Interdisciplinares na Universidade
EIXO IV- Multidisciplinaridade no Ensino Superior e a Epistemologia da Complexidade


TEMPLATE
Informamos que o template oficial para as apresentações do evento já se encontra disponível para download, assim como as orientações de acessibilidade para uso em apresentações. 

Template de apresentação disponível para Download aqui

Orientações de acessibilidade em apresentações Download aqui


Para dúvidas sobre submissão, entre em contato com e-mail da comissão científica:comissao.cientifica.sem.2025@gmail.com


Submissão de Trabalhos

De 20/08/2025 até 05/10/2025