III Seminário em Formação de Professores # Oficina: Novas tecnologias e o trabalho pedagógico na Educação Física

Oficina: Novas tecnologias e o trabalho pedagógico na Educação Física

Proporcionar a apresentação de exemplos de novas tecnologias Educacionais para a Educação Física, discutindo, a partir da realidade concreta, os limites, contradições e possibilidades do trabalho pedagógico da Educação Física em forma remota. 

Mediadora: Profa. Luciane Sanchotene Etchepare Daronco (CEFD/UFSM)




Graduada em Educação Física Licenciatura Plena 1991 - UFSM. Mestre em Educação nas Ciências 2004 - UNIJUÍ. Possui 26 anos de magistério público, atuando como: professora de Educação Física, coordenadora pedagógica dos anos iniciais e orientadora educacional no Ensino Médio, em escolas públicas do Estado do RS por mais de 19 anos. Atualmente é professora da Rede Municipal de Ensino - EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio, atuando nos anos iniciais, anos finais com os 6º anos e com a EJA diurna, dando ênfase a uma Educação Física Escolar Inclusiva e aos projetos interdisciplinares. Em 2020, além do trabalho escolar, atuou como articuladora no processo de elaboração do Currículo Emergencial da Educação Física, junto a SMED.


Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1985), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutor em Ciências da Comunicação Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). É professor associado do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFSM). Atua nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado (Educação Física) e como pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar do CEFD/UFSM e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), do CE/UFSM. Possui experiência e orienta trabalhos de conclusão de graduação e iniciação científica envolvendo o ensino e a aprendizagem esportiva, o sentido esportivo, a análise dos cenários esportivos e de saúde na mídia, a cultura esportiva e o ensino intermediado pelas tecnologias educacionais em rede. Desenvolve desde 2006, junto à UFSM, Programa de Extensão voltado ao desenvolvimento e a sustentabilidade esportiva. Integra como representante do CEFD/UFSM o Programa de Residência Pedagógica (CAPES/2020). É autor de Jornalismo Esportivo na Copa de 1998: uma tentativa de análise crítica das críticas (São Gabriel: URCAMP, 2001) e CPI do Futebol: agendamentos e processualidades sistêmicas (Santa Maria: Editora Palotti, 2016). Coordena o Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM). Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física da UFSM.


Graduação em Educação Física Licenciatura Plena UFSM; Especialização em aprendizagem motora UFSM; Mestrado em Cineantropometria pela UFSM; Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFSM; Líder do grupo NEMAEFS (CNPq), Labinpec e PEFEI; Coordenadora do curso de especialização em Educação Física Escolar da UFSM; Professora Associada UFSM.

Compartilhe