I JORNADA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL
Experiências e intersecções na formação em Gestão Educacional
23, 24 e 25 de setembro 2024
É indicativo no CEGE a meta de formar profissionais, na área da educação, para atuarem na gestão educacional democrática com a função de articular sociocultural e educacionalmente a elaboração, execução e avaliação de espaços, programas e projetos educacionais coletivos, participativos e (trans)formativos (PPC, 2023), com o compromisso de uma proposta de formação “[...] centrada no princípio da superação da divisão social do trabalho educativo das instituições educacionais sejam da educação básica, superior ou de espaços não formais de educação” (PPC, 2023).
Por isso, uma proposta de curso que investe em processos formativos, científicos e de tecnologia socioeducativa como modo de condução possível e potente das práticas e de processos de gestão que constroem, pela atuação mediadora dos profissionais da educação,espaços educacionais democráticos, coordenados para a participação das pessoas num território existencial que exige problematizar realidades, refletir e pensar, indicar caminhos e tomar decisões que passam pelo crivo coletivo do planejamento, operacionalização, implementação e avaliação para consolidar objetivos educativos, com sentido e significado coletivo e individual (PPC, 2023).
Uma formação que está implicada no processo de análise e intervenção institucional permeada nas políticas educacionais e em princípios democráticos de descentralização administrativa, pedagógica e financeira; de defesa da autonomia e horizontalidade; de desenvolvimento da corresponsabilidade e da construção de projetos coletivos (PPC, 2023).
Um projeto coletivo é esta Jornada que vai discutir como temática Experiências e intersecções na formação em Gestão Educacional. O evento foi planejado para dar conta dos objetivos de formação:
- Elaborar e socializar pesquisa científica relevante na área da gestão educacional considerando a intersetorialidade entre a educação escolar e não-escolar (PPC, 2023).
Neste sentido, ao longo do curso foi se construindo portfólios para que os houvesse o registro do processos de vida, trajetória pessoal, intelectual e social e também promovendo a formação de outras e novas experiências que possam oferecer possibilidades para estas trajetórias na gestão educacional.
Assim, a experiência vivida e a experiência provocada pela proposta pedagógica se constituíram referencial para a formação no âmbito da gestão educacional, indissociável da formação de um pesquisador reflexivo dos contextos em que a experiência individual e coletiva acontecem.