Comunidade acadêmica, profissional, gestores públicos, operadores do sistema de proteção e defesa civil e população em geral que atuam na área de prevenção e proteção contra incêndio.


Para obter o seu certificado, acesse o link: portal.ufsm.br/certificados


Apresentação

O I Seminário Nacional Prevenção e Proteção Contra Incêndio é um evento que será realizado e organizado pela Universidade Federal de Santa Maria, com o apoio técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria e do Quarto Batalhão de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, constituindo um espaço para debates acadêmicos e profissionais na área de Prevenção e Proteção contra Incêndios.

O VIII CAPACITAR tem por objetivo capacitar os gestores das 77 cidades sob a responsabilidade da 3ª Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado – 3ª CREPDEC em Santa Maria e da 6ª Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado – 6ª CREPDEC com sede em Uruguaiana, para manter, de forma sistêmica, ações permanentes visando à prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução de cenário, relacionadas a desastres e ocorrências que venham agredir o ambiente, expondo a população em situação de risco.

Objetivos

O Seminário tem como objetivo propiciar a comunidade acadêmica, aos profissionais com formação em Engenharia e Arquitetura, aos profissionais ligados à área de Prevenção e Proteção contra Incêndios – Bombeiros Militares, Civis e Voluntários, aos profissionais da área de Segurança do Trabalho, e a população em geral, um espaço para adquirir conhecimentos e realizar debates científicos e tecnológicos relacionados ao tema do evento.

Justificativa

Um incêndio pode tomar diferentes proporções e, dentre as principais causas, está a violação dos códigos de segurança contra incêndio na concepção dos espaços. Além do mais, as falhas nas especificações dos materiais de acabamento e revestimento podem contribuir para que o sinistro torne-se descontrolado em poucos minutos, obrigando, assim, a evacuação rápida do local.

O incêndio da casa noturna Boate Kiss classificou-se como uma das maiores tragédias, sendo a segunda em incêndios no Brasil, causando a morte de 242 pessoas, com mais de 630 feridos, muitos deles com lesões permanentes. Com uma repercussão a nível mundial, uma série de normativas e legislações foram revistas. A primeira foi a elaboração de uma legislação estadual, a Lei Complementar n.º 14.376, de 26 de Dezembro de 2013, atualizada e revisada para a Lei Complementar n.º 14.924, de 22 de setembro de 2016, que determina as exigências de segurança e prevenção em áreas de risco de incêndio e, também com uma legislação federal, a Lei de Nº 13.425, de 30 de Março de 2017, que estabelece diretrizes gerais e ações de combate a incêndio em estabelecimentos, edificações e locais de reunião de público.

Com este evento, busca-se congregar profissionais do meio acadêmico, do meio técnico, e a população em geral, através de um fórum de discussões acerca do tema, com o intuito de atualizar os atores envolvidos na área de segurança contra incêndios frente às atualizações das normativas e legislações a partir de 2013.

Organização


Iniciativa e Realização
  • Pró-Reitoria de Extensão da UFSM
Coordenação Geral
  • Prof. José Abílio Lima de Freitas
Comissão Técnica do Evento
  • Professores do PPGEC e PPGAUP
  • Técnicos do Núcleo de Prevenção de Incêndio da UFSM
  • Professores do curso Técnico em Segurança do Trabalho

Organização Geral


Instituições Parceiras


Local do Evento



Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria
Rua: Av Roraima N° 1000, Centro de Convenções
Bairro: Camobi - CEP: 97105 – 900
Santa Maria - Rio Grande do Sul