I JORNADA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOCÊNCIA
O Curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência integra o conjunto de possibilidades formativas ofertadas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A UFSM foi primeira instituição pública federal brasileira criada fora de uma capital e, com mais de 60 anos, possui aproximadamente 3 mil estudantes na modalidade Educação a Distância (EaD), num universo de 30 mil estudantes.
A modalidade de EaD amplia a abrangência da Universidade, ofertando cursos de qualidade a diferentes regiões, evidenciando o compromisso da UFSM com a interiorização da Educação Superior no Rio Grande do Sul, e, em colaboração com o Centro de Educação, tem investido na oferta de formação continuada para atendimento às metas do Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014) e dos Planos Municipais de Educação; metas relacionadas a Educação Infantil e ao desenvolvimento e valorização dos profissionais da Educação Básica.
Vivenciar o cotidiano de uma universidade pública, coloca os processos formativos dos estudantes, da modalidade presencial, em outra dimensão, pois circular pelo câmpus, visitar a Biblioteca, laboratórios, e frequentar os Grupos de Pesquisa, por exemplo, tendem a qualificar os processos formativos. Por essa razão, uma das preocupações que permeou o desenvolvimento do curso foi a construção de um sentimento de pertencimentos dos cursistas à instituição, evitando assim os altos índices de evasão e abandono. O(a) cursista EaD não tem as vivências acima citadas, por estar distante fisicamente da Universidade, por essa razão, no decorrer do desenvolvimento do curso, a equipe de professoras e tutoras buscou oportunizar possibilidades de diálogo com o contexto universitário, de modo que a jornada formativa dos cursistas trouxesse elementos para além daqueles trabalhados em cada disciplina. Embora a organização das próprias disciplinas do curso, em quatro eixos que procuraram trabalhar de modo colaborativo, inclusive nos processos avaliativos, apresenta indícios de um curso diferenciado no âmbito da UFSM.
Para tanto, a estruturação do Curso, com parceria Universidade Aberta do Brasil (UAB), priorizou a adoção de processos formativos articulados para potencializar: equidade e inclusão socioeducacional; interiorização dos processos formativos; flexibilidade no acesso e desenvolvimento dos estudos; fortalecimento da autonomia intelectual; acesso e qualificação às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs); prioridade a estudantes atuantes em redes/sistemas, instituições e órgãos públicos de educação, entre outros.
A I Jornada tem como objetivo compartilhar as aprendizagens e reflexões construídas ao longo do Curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência, promovendo um ambiente de troca de experiências e conhecimentos através da produção acadêmica e justifica-se pelo fato de que, no decorrer do curso, o Estado do Rio Grande do Sul foi abalado por condições climáticas severas, o que destruiu algumas escolas impactando a vida dos(as) cursistas. Esse fato causou comoção geral, e acentuou ainda mais a preocupação da equipe que trabalhava no curso de especialização, para fortalecer o vínculo institucional dos(as) cursistas. Nesse sentido, as disciplinas procuraram direcionar suas ações para a promoção de reflexões ainda mais voltadas à realidade dos cursistas.
A proposição da I Jornada representa uma possibilidade para que os(as) cursistas vivenciem presencialmente a Universidade, por isso conta com uma programação que contempla, além da apresentação dos trabalhos monográficos, momentos de acolhimento no Coordenadoria de Tecnologia Educacional, Passeio guiado pelo Campus da UFSM e visitação à Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Numa perspectiva de interlocução com o Centro de Educação a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - Colégio de Aplicação da UFSM, que, como espaço preferencial para a prática da formação pedagógica, vem, ao longo de sua existência corroborando com o referido centro na promoção de espaços de formação. No que tange ao Curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência, ofertado na Modalidade EaD as professoras da UEIIA participaram dessa I edição do curso atuando na docência das disciplinas, no evento online durante o curso e na orientação dos trabalhos finais, contribuindo para a qualificação profissional dos cursistas para atuarem como gestores e docentes na Educação Infantil.
Os processos formativos ofertados mediante a parceria entre o CE e a UEIIA tem atendido as demandas formativas locais, regionais, estaduais e também nacionais, visto que a I Edição do Curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência alcançou cursistas de diferentes regiões do país. Neste contexto, a proposta de formação continuada deste Curso lato-sensu teve o objetivo de atender as necessidades sociais e contribuir com o desenvolvimento profissional de docentes que atuam na Educação Infantil, considerando a necessária melhoria na qualidade dos processos de gestão das redes/sistemas de ensino, bem como instituições escolares e conselhos de educação, entre outros contextos interrelacionados. Tal compreensão pauta-se na concepção de formação de professores que contemple a tematização de saberes e práticas em desenvolvimento profissional permanente.
A Jornada se constitui como ação do Curso de Especialização em Gestão Pública e da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA). Objetiva fomentar a formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil, por meio da socialização e produção de conhecimentos pertinentes ao campo da gestão pública e docência nesta etapa da Educação Básica.