XI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica # Dia 2

Dia 2

O segundo dia da XI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica será comandado pelos mais novos professores do PPGBTox. Assim, a Dra. Ana Lúcia A. Segatto e o Dr. Dennis M. Junqueira irão nos contar sobre como foi a sua trajetória até ingressar no nosso programa, divulgar os seus trabalhos atuais e as abordagens que serão utilizadas nos seus futuros grupos de pesquisas e colaborações. Clique aqui para ver nossa programação completa.

18:30                          Abertura e Avisos Gerais

 

18:40 – 19:30           Mecanismos Evolutivos e Funcionais em Genética e Biologia Molecular de Plantas

Palestra ministrada pela professora Dra. Ana Lúcia A. Segatto.

 

19:30 – 19:45           Espaço Aberto para Perguntas e Discussões (Bloco 1)

 

19:45 – 20:00           Intervalo

 

20:00 – 20:50           Bioinformática Aplicada à Evolução e Disseminação de Vírus

Palestra ministrada pelo professor Dr. Dennis Maletich Junqueira.

 

20:50 – 21:05           Espaço Aberto para Perguntas e Discussões (Bloco 2)

 

21:30                         Avisos Gerais e Encerramento




Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Assistente de Laboratório de Biologia na UFSM de 2015 a 2019. De janeiro de 2020 a julho de 2022 atuou como professora no IFRS - Campus Caxias do Sul. Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSM e atua como orientadora no Programa de Pós-graduação em Bioquímica Toxicológica. Desenvolve pesquisas sobre evolução e adaptação de plantas através de análises de filogeografia, filogenia, evolução molecular e expressão gênica. Tem experiência em técnicas de biologia molecular como PCR em tempo real e sequenciamento de DNA e RNA, bem como na utilização de ferramentas de bioinformática.


Possui Pós-doutorado em Bioinformática pela University of Kwazulu-Natal, Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) da UFRGS, é graduado em Ciências Biológicas (UFRGS) e Técnico em Biotecnologia (UFRGS). Além da atuação como docente, desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de virologia, filogenética e bioinformática. Atualmente, suas pesquisas são relacionadas ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Vírus Rábico e Influenza.


Cassiano Ricardo Schavinski é Biólogo e Engenheiro Ambiental e Sanitarista, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui o título de mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica e atualmente é doutorando no PPGBTox. Cassiano integra o Laboratório de Fotobiologia (LabFotobio), que investiga a ação da radiação ultravioleta nos organismos vivos. Atualmente sua pesquisa tem por objetivo criar um sistema automatizado e digital para controle da esterilização em ambientes de uso comum através da utilização de radiação UVC. Cassiano também atua como membro discente no Colegiado do PPGBTox (Gestão 2022-2023).


Natural de Porto Alegre, Graduada no curso de Química Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria em 2015; Mestre em Química- área de concentração Inorgânica, pela Universidade Federal de Santa Maria em 2018; Doutoranda em Biologia- área de concentração em Bioquímica Toxicológica, pela Universidade Federal de Santa Maria, Durante a Graduação participei de dois grupos de pesquisas: LAMIC- Laboratório de Análises Micotoxicológicas Tendo como ênfase de estudo neste laboratório a análise química de micotoxinas em alimentos para agroindústria. LMI- Laboratório de Materiais Inorgânicos Tendo como ênfase de estudo neste laboratório, a iniciação científica e compreensão no estudo de complexos metálicos, ligantes orgânicos, pesquisas na área de magnetos moleculares e química de organocalcogênios. Domínio de análise de técnicas, tais como: Espectroscopia de Infravermelho; Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear; e entendimento básico de Espectroscopia de Difração de Raios X. Principais interesses: Pesquisa na área de Química Inorgânica, novos compostos derivados de organocalcogênios, mais precisamente Selênio e Telúrio. Mestrado: Linha de pesquisa: Síntese e caracterização de compostos organocalcogênio, com potencial complexação a centros metálicos e aplicação biológica. Participação de Intercâmbio profissionalizante durante três meses em Berlin- Alemanha entre julho à setembro de 2017, com intuito de aumentar o escopo da pesquisa durante o mestrado. Doutorado: Linha de Pesquisa: Pesquisas In Sílico (Docking Molecular) de drogas previamente aprovadas pelo FDA (Food and Drug Administration), para potenciais usos no combate a SARS-CoV-2.

Compartilhe