XI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica # Dia 3

Dia 3

A programação do terceiro dia da XI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica será sob o comando da professora Dra. Daiana Silva de Ávila e seu grupo de pesquisa. Atualmente, Daiana é professora associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, campus Uruguaiana), professora colaboradora do nosso programa e líder do Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Toxicologia em Caenorhabditis elegans (GBToxCe). Nessa noite, saberemos um pouco mais sobre o trabalho que a professora Daiana e seu grupo de pesquisa vem desenvolvendo. Clique aqui para ver nossa programação completa.

18:30                          Abertura e Avisos Gerais

 

18:40 – 19:30           Módulo Teórico: Caenorhabditis elegans como Modelo para Estudos de Toxicologia Ambiental

Palestra ministrada pela professora Dra. Daiana Silva de Ávila.

 

 

19:30 – 19:45           Espaço Aberto para Perguntas e Discussões (Bloco 1)

 

19:45 – 20:00           Intervalo

 

20:00 – 21:15           Módulo Prático: Toxicologia do Tolueno em Exposição Aérea em Caenorhabditis elegans

Palestra ministrada pelos alunos de Pós-Graduação do PPG Bioquímica da Universidade Federal do Pampa, sob orientação da professora Dra. Daiana Silva de Ávila.

Alunos: Marcell Vallandro Soares, Daniela Teixeira Rodrigues e Gabriel Pedroso Viçozi.

 

21:15 – 21:30           Espaço Aberto para Perguntas e Discussões (Bloco 2)

 

21:30                         Avisos Gerais e Encerramento




Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) , mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e doutorado Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Realizou pós-doutorado na Vanderbilt University (EUA) entre 2009 e 2011. Tem experiência na área de Bioquímica Toxicológica, com ênfase toxicologia e farmacologia de organocalcogênios e toxicologia de metais, pesticidas e nanomateriais, além de possuir experiência com o uso de Caenorhabditis elegans como modelo experimental na área. É professora associada na UNIPAMPA- Campus Uruguaiana, orientando no PPG Bioquímica (UNIPAMPA) e Bioquímica Toxicológica (UFSM) a nível de mestrado e doutorado e líder do Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Toxicologia em C. elegans (GBToxCe).Em 2015, recebeu o Prêmio Para Mulheres da Ciência- L´Oreal/ UNESCO/Academia Brasileira de Ciências. Bolsista de Produtividade Nível 2 do CNPq e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2019-2023).


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2016) e mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela UFSM (2018). Atualmente é aluna de doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela UFSM), com período sanduíche na Università degli Studi di Firenze (Itália) através do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt/CAPES). Tem experiência na área de Farmacologia e Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dor, TRPA1 e produtos naturais biologicamente ativos.


Maria Fernanda Pessano Fialho. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2017), mestra em Ciências Biológicas – Bioquímica Toxicológica (PPGBTox) - UFSM (2019), atualmente doutoranda no PPGBTox. Integrante do Laboratório de Neurotoxicidade e Psicofarmacologia (LabNeuro) sob orientação da professora Dra. Sara Marchesan de Oliveira. Experiência na área de Bioquímica e Farmacologia, com ênfase em farmacologia da dor, atuando principalmente nos seguintes temas: Dor induzida por queimadura solar, dor da fibromialgia, dor induzida por agentes antineoplásicos, canais TRPs (TRPA1 e TRPV4), cininas e seus receptores

Compartilhe