XI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica # Dia 4

Dia 4

O quarto dia da XI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica terá como palestrante o professor Dr. Jeferson Luis Franco e seu grupo de pesquisa. Atualmente, Jeferson é professor associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, campus São Gabriel) e professor colaborador do nosso programa, o PPGBTox. O palestrante apresenta grande interesse nas áreas de Neurociências, Neuroquímica, Bioquímica e Toxicologia, atuando também na área de Ecotoxicologia e Ciências Ambientais. Nessa noite, conheceremos um pouco mais sobre o trabalho que o professor Jeferson e seu grupo de pesquisa vem desenvolvendo. Clique aqui para ver nossa programação completa.

18:30                          Abertura e Avisos Gerais

 

18:40 – 19:30           Módulo Teórico: Peixe-zebra Embrio-larval como Organismo Modelo

Palestra ministrada professor Dr. Jeferson Luis Franco

 

 

19:30 – 19:45           Espaço Aberto para Perguntas e Discussões (Bloco 1)

 

19:45 – 20:00           Intervalo

 

20:00 – 21:15           Módulo Prático: Peixe-zebra Embrio-larval como Organismo Modelo

Palestra ministrada pelas alunas de Pós-Graduação do PPG Bioquímica da Universidade Federal do Pampa (Campus São Gabriel), sob orientação do professor Dr. Jeferson Luis Franco.

 

Alunas: Luana Pagonotto Leandro e Maria Vitória Takemura Mariano

 

 

21:15 – 21:30           Espaço Aberto para Perguntas e Discussões (Bloco 2)

 

21:30                         Avisos Gerais e Encerramento




Professor Associado na Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel desde 2009. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina com Doutorado Sanduíche na University of Newcastle, Austrália. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Membro do Corpo Editorial dos periódicos Neurochemical Research, Oxidative Medicine and Cellular Longevity e Journal of Toxicology and Environmental Health Part A. Interesse nas áreas de Neurociências, Neuroquímica, Bioquímica e Toxicologia, atuando também na área de Ecotoxicologia e Ciências Ambientais. Membro do CEUA - Unipampa (PORTARIA No 2065, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2019).


Jaíne Ames é Licenciada em Ciências Biológicas, formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). É mestra em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é doutoranda no mesmo Programa de Pós-Graduação. Jaíne integra o Laboratório de Toxicologia Aquática (Labtaq), sob orientação da Professora Doutora Vania Lucia Loro, que investiga os efeitos de poluentes ambientais em peixes. Atualmente sua pesquisa tem por objetivo verificar se herbicida à base de glifosato, formulação pura do glifosato e o ácido aminometilfosfônico alteram a resposta celular ao estresse, homeostase celular e molecular, metabolismo, indicadores morfológicos e comportamentais em todas as fases de vida do zebrafish (Danio rerio).


Possui graduação em Farmácia (2018) e Mestrado (2020) em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atuou em projetos que envolvem alterações neurocomportamentais associadas com crises convulsivas usando o peixe-zebra como organismo modelo no Laboratório de Neuropsicobiologia Experimental da UFSM. No momento, é Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Toxicológica (UFSM), sob a orientação do Professor Denis Broock Rosemberg. Os principais tópicos de pesquisa desenvolvidos estão voltados para a Farmacologia e Bioquímica de Doenças Psiquiátricas.

Compartilhe