XI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica # Dia 6

Dia 6

No último dia a XI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica terá convidados que representam os alunos do PPGBTox de diferentes níveis de formação acadêmica. Esse dia tem como objetivo exemplificar as oportunidades que o nosso programa dispõe, assim como oferecer um espaço para trocas de experiências. Clique aqui para ver nossa programação completa.

14:00                         Abertura e Avisos Gerais

 

14:10 – 14:40           Vivência na Iniciação Científica

Palestra ministrada pelas alunas de Graduação Amanda Favarin e Lara Marquezin.

 

 

14:40 – 15:10           Mobilidade na Graduação

Palestra ministrada pela aluna de Doutorado Me. Cássia Pereira Delgado.

 

 

15:10 – 15:40           Vivência no Mestrado

Palestra ministrada pela aluna de Doutorado Me. Bruna Cogo Borin.

 

 

15:40 – 16:10           Mobilidade no Doutorado

Palestra ministrada pela aluna de Doutorado Me. Evelyne da Silva Brum.

 

 

16:10 – 16:40           Vivência de um Doutorado no Exterior

Palestra ministrada pela aluna de Pós-Doutorado Dra. Bárbara Dotto Fontana.

 

 

16:40 – 17:10           Vivência de um Pós-Doutorado no Exterior

Palestra ministrada pela aluna de Pós-Doutorado Dra. Débora Farina Gonçalves.

 

17:10 – 17:50           Espaço Aberto para Perguntas e Discussões

 

17:50  - 18:30           Sorteios dos Brindes dos Patrocinadores

 

18:30                         Encerramento




Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Franciscano (2016) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui experiência em Bioquímica, Biologia Molecular e Comportamento, com ênfase em Neurociências. Desenvolveu atividades de pesquisa sobre os efeitos neurocomportamentais da taurina em modelos de exposição ao etanol e crise convulsiva em peixe zebra (Danio rerio), no Laboratório de Neuropsicobiologia Experimental - UFSM. Durante o doutorado desenvolveu pesquisas relacionadas a função do gene latrofilina 3.1 no TDAH em peixe-zebra na Universidade de Portsmouth - Inglaterra, sob orientação do prof. dr. Matthew O. Parker. Atualmente, realiza seu pós-doutorado no departamento de Ciências Biológicas no laboratório do Prof. Dr. Justin Kenney - Wayne State University (Michigan, USA). Recentemente, pesquisa o papel da genética e sexo nas diferenças comportamentais entre indivíduos utilizando peixe zebra como organismo modelo.


Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul (2015). Mestre em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Doutora em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2021). Atualmente, é pesquisadora em nível de pós-doutorado no Instituto NeuroMyoGène (INMG-UMR5310-INSERM U1217), localizado na cidade de Lyon-França. Desenvolve projeto relacionado a abordagens de medicina molecular e terapia genética direcionadas a modelos de ataxias autossômicas recessivas (ARCA). Tem experiência em bioenergética celular, disfunção mitocondrial e doenças neurodegenerativas.


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2016) e mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela UFSM (2018). Atualmente é aluna de doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela UFSM), com período sanduíche na Università degli Studi di Firenze (Itália) através do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt/CAPES). Tem experiência na área de Farmacologia e Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dor, TRPA1 e produtos naturais biologicamente ativos.


Bacharel no curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, na UFSM. Desenvolve pesquisas na área de Biologia Molecular no laboratório de Radiação Ultravioleta & Fotobiologia, com projeto voltado para o campo de caracterização do potencial genotóxico da luz UV bem como monitoramento de incidência desta radiação na cidade de Santa Maria/RS. Adicionalmente aos dados de monitoramento de radiação UV, vem trabalhando com dados da concentração de ozônio vindos de satélites da National Aeronautics and Space Administration (NASA).


Natural de Porto Alegre, Graduada no curso de Química Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria em 2015; Mestre em Química- área de concentração Inorgânica, pela Universidade Federal de Santa Maria em 2018; Doutoranda em Biologia- área de concentração em Bioquímica Toxicológica, pela Universidade Federal de Santa Maria, Durante a Graduação participei de dois grupos de pesquisas: LAMIC- Laboratório de Análises Micotoxicológicas Tendo como ênfase de estudo neste laboratório a análise química de micotoxinas em alimentos para agroindústria. LMI- Laboratório de Materiais Inorgânicos Tendo como ênfase de estudo neste laboratório, a iniciação científica e compreensão no estudo de complexos metálicos, ligantes orgânicos, pesquisas na área de magnetos moleculares e química de organocalcogênios. Domínio de análise de técnicas, tais como: Espectroscopia de Infravermelho; Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear; e entendimento básico de Espectroscopia de Difração de Raios X. Principais interesses: Pesquisa na área de Química Inorgânica, novos compostos derivados de organocalcogênios, mais precisamente Selênio e Telúrio. Mestrado: Linha de pesquisa: Síntese e caracterização de compostos organocalcogênio, com potencial complexação a centros metálicos e aplicação biológica. Participação de Intercâmbio profissionalizante durante três meses em Berlin- Alemanha entre julho à setembro de 2017, com intuito de aumentar o escopo da pesquisa durante o mestrado. Doutorado: Linha de Pesquisa: Pesquisas In Sílico (Docking Molecular) de drogas previamente aprovadas pelo FDA (Food and Drug Administration), para potenciais usos no combate a SARS-CoV-2.


Graduanda do oitavo semestre do curso de Farmácia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É integrante do Laboratório de Neurotoxicidade e Psicofarmacologia (LabNeuro) desde 2021 sob orientação da Professora Dra. Sara Marchesan de Oliveira. Atualmente é bolsista FAPERGS e está desenvolvendo um trabalho que tem o objetivo elucidar o envolvimento da diosmetina nos parâmetros dolorosos e inflamatórios em um modelo de fibromialgia induzido por reserpina em camundongos.


Graduanda do nono semestre do curso de Farmácia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É integrante do Laboratório de Neurotoxicidade e Psicofarmacologia (LabNeuro) desde 2021 sob orientação da Professora Dra. Sara Marchesan de Oliveira. Atualmente é bolsista PIBIC e está desenvolvendo um trabalho que tem o objetivo de desenvolver uma formulação em gel para uso tópico contendo diosmetina, e avaliar seu efeito antinociceptivo e anti-inflamatório em camundongos.


Thayanara Cruz da Silva é Bacharel em Ciências Biológicas formada pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Participou do Programa de Educação Tutorial (PET - Biologia) da mesma instituição (2015 - 2016). Realizou um período de mobilidade académica internacional pela Universidade do Porto, Portugal - Faculdade de Ciências do Porto FACUP (2017). Realizou um período de experiência em atividades de manejo com animais aquáticos no Aquário de Santos - São Paulo - Brasil (2018). Mestra em Bioquímica Toxicológica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGBTOX (2021) pesquisa realizada no Laboratório de Neurotoxicologia e Neuroproteção Experimental - La(Ne)2Ex, utilizando o modelo experimental Caenorhabditis elegans, intitulada “INVESTIGAÇÃO PÓS-TRATAMENTO AGUDO E CRÔNICO COM ADENOSINA EXÓGENA NO NEMATOIDE Caenorhabditis elegans.” Thayanara integra o Laboratório de Bioquímica e Toxicologia Experimental, sob orientação da Professora Doutora Cristiane Lenz Dalla Corte, que investiga os efeitos toxicológicos utilizando a Drosophila melanogaster como modelo experimental. Atualmente sua pesquisa de doutorado tem por objetivo verificar a toxicidade do Timerosal (EtHg) que é um conservante utilizado em algumas vacinas e formulações farmacológicas, investigando principalmente os efeitos durante a fases inicial (embrião) e ao longo do desenvolvimento (larva, pupa e fase adulta) da drosophila que é conhecida popularmente como mosca-da-fruta.


Cassiano Ricardo Schavinski é Biólogo e Engenheiro Ambiental e Sanitarista, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui o título de mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica e atualmente é doutorando no PPGBTox. Cassiano integra o Laboratório de Fotobiologia (LabFotobio), que investiga a ação da radiação ultravioleta nos organismos vivos. Atualmente sua pesquisa tem por objetivo criar um sistema automatizado e digital para controle da esterilização em ambientes de uso comum através da utilização de radiação UVC. Cassiano também atua como membro discente no Colegiado do PPGBTox (Gestão 2022-2023).

Compartilhe