5º Colóquio de Extensão Rural da UFSM # MESA 2: Transição Agroecológica e os Desafios Para Extensão Rural

MESA 2: Transição Agroecológica e os Desafios Para Extensão Rural

Ocorrerá de forma HIBRIDA no prédio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional - CTE / PROGRAD no prédio 14, atrás do prédio do INPE MESA 2: Transição Agroecológica e os Desafios Para Extensão Rural Link da descrição.

MESA 2: Transição Agroecológica e os Desafios Para Extensão Rural

Ocorrerá de forma HIBRIDA no prédio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional - CTE / PROGRAD no prédio 14, atrás do prédio do INPE

Segue link da localização clicando AQUI


GT 2 - Processos de Inovação Sociotecnológica e Ação Extensionista

Este GT está em consonância com a linha de pesquisa “Processos de inovação sociotecnológica e ação extensionista” do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR/UFSM). Busca abordar as mediações, inovações sociais e tecnológicas, e suas relações com as ações e metodologias extensionistas, no contexto das organizações, instituições, políticas públicas, comunidades e povos tradicionais, bem como outras formas coletivas do rural.


Clique aqui e marque sua presença nesta mesa, e clique aqui caso ainda não tenha se inscrito no evento.




Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), doutorado em Desenvolvimento Sócio-Ambiental no Nucleo de Altos Estudos Amazonicos (NAEA- Universidade Federal do Pará) (1999) com estágio de pós-doutoramento mediante Programa de Cooperação CAPES-DGU, na Universidad de Sevilla (Espanha). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Aposentada, atuou como Professora Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGEXR) da UFSM de set. 2020 a set. 2021. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, extensão rural e metodologias participativas.


Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA- Campus de Itaqui, onde atua nos curso de agronomia, nutrição, engenharia de agrimensura e no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; foi professor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM de 1996 a 2015, atuando no departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, onde foi professor orientador do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e da especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar e Camponesa; tem atuado em pesquisa e extensão nas áreas da agricultura familiar e relações étnico-raciais, especificamente na história e cultura afro-brasileira com ênfase na religiosidade de matriz africana, onde orientou em nível de pós-graduação; atualmente coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas -NEABI Diva Rodrigues e o Laboratório da Agricultura Familiar; participa da coordenação do Núcleo de Estudos em Agroecologia - NEA, desenvolvendo projeto junto ao CNPq (2020-2022); é atualmente professor orientador do curso de especialização em Desenvolvimento Regional e Territorial; ocupa a função de Assessor de Assuntos Estratégicos junto ao Gabinete da Reitoria da UNIPAMPA; foi membro da câmara de extensão da UFSM, presidente da comissão de extensão do centro de Ciências rurais da UFSM, sendo agraciado em dezembro de 2012 com o premio Mérito Extensionista Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho; coordenou o programa SOMAR, convênio INCRA-UFSM, 2009-2012, para assessoria na implantação de empreendimentos agroindustriais nos assentamentos de reforma agrária do RS; presidiu a comissão de implantação e acompanhamento do programa de ações afirmativas sociais e raciais da UFSM de 2010 a 2015; coordenou o Projeto Escola Vivida-Escola Projetada: práticas em produção e consumo sustentáveis, desenvolvido com recursos do edital Novos Talentos- CAPES; atua desde 2014 na formação de professores da educação básica, atuando como coordenador geral (2014-2015), atualmente coordenador pedagógico do programa de Inovação Pedagógica junto aos Professores da Educação Básica desenvolvido na região noroeste do estado em parceria com redes municipais de ensino e a 17ª coordenadoria regional de educação. Tem experiência nas áreas da agricultura familiar, agroindústria familiar, extensão universitária, extensão rural e na produção orgânica, onde defendeu tese de doutoramento em 2010.


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Agroecología Sociología y Estudios Campesinos pela Universidad de Córdoba, Espanha, (2001). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Departamento de Educação agrícola e Extensão Rural e professor efetivo no Programa de Pós-graduação em Extensão Rural. Professor no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, EAD/UAB/UFSM. Tem experiência nas áreas de Agronomia, com ênfase em Agroecologia Sociologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar, agricultura sustentável, agroecologia, política e legislação agrária e ambiental, estágio de final de curso.

Compartilhe