5º Colóquio de Extensão Rural da UFSM # SUBMISSÃO DE PESQUISAS

SUBMISSÃO DE PESQUISAS

O 5º Colóquio Extensão Rural e Desenvolvimento RECEBERÁ TRABALHOS CIENTÍFICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, oriundos de pesquisas científicas (em curso ou finalizadas) e que tenham como objeto de análise questões associadas, como: problemas, contextos, tendências, mudanças, ou outras abordagens que se relacionem com a temática do evento e ao Grupo de Trabalho (GT). Na intenção de contribuir através do evento, relevantes construções científicas em termos de qualidade, amplitude e pluralidade.

As submissões devem estar em formato WORD (ou similar) e poderão ser submetidas ENTRE o dia 17 de setembro de 2023 e o dia 25 de outubro de 2023 (Prorrogado até dia 05 16 de novembro de 2023). Através do mesmo link de inscrição, https://evento.nte.ufsm.br/5coloquioppgexr/register

Cada submissão poderá ter no máximo 04 (quatro) autores, sendo que cada autor/a poderá constar em no máximo 2 (duas) submissões, seja como autor/a principal ou coautor/a. E as submissões deverão ser inéditas e podem ser oriundas de pesquisas teóricas e/ou práticas, concluídas ou em andamento, relacionando-se às áreas temáticas dos seguintes Grupos de Trabalhos (GT1; GT2 ou GT3):

A COMISSÃO CIENTÍFICA DO 5º COLÓQUIO, ORIENTA QUE SE BAIXE O TEMPLATE PARA REALIZAR AS INSERÇÕES NO SEU COMPUTADOR E NÃO NO DRIVE DA ORGANIZAÇÃO. 

Para as submissões em WORD (ou similar), as/os autoras/es deverão se atentar que há dois formatos, sendo um ARQUIVO COM as caracterizações de autores (NOME completo; INSTITUIÇÃO vinculada; LOCAL de origem; e E-MAIL para contato).



E outro ARQUIVO SEM a identificação ou qualquer outra forma que possibilite a identificação das/os mesmas/os, caso contrário, a submissão será rejeitada. Mas neste caso (antes da comissão enviar aos avaliadores), as/os autoras/es serão comunicadas/os e poderão submeter novamente, se estiver em tempo hábil para isso. 



Após a Comissão Científica receber a avaliação das submissões pelos avaliadores realizados de modo a dupla-cega (double-blind review), será encaminhado um informe as/aos autoras/es sobre a decisão, tendo 03 (três) possibilidades de decisão das pesquisas submetidas: se “ACEITA” ou se “REJEITA” a submissão, conforme o cronograma. E a outra é no caso de a submissão ser “ACEITA COM CORREÇÕES”, estando dentro do prazo de submissão ainda, estes proponentes poderão reenviar a pesquisa com as correções, mas caso não seja reenviado, será automaticamente excluído da lista de submissões aprovadas.

As submissões das pesquisas são gratuitas. Porém, caso a proposta seja aprovada para apresentação, um/a dos/as autores/as deverá realizar o pagamento da taxa de SUBMISSÃO.

Por fim, vale ressaltar que no momento da submissão, também se deve anexar o documento de Declaração de direitos autorais e de imagem em PDF, com a assinatura (por extenso ou digital através do sistema GOV caso possua) das/os autoras/es. 



  1. Normas para Submissão

As submissões (Trabalhos Científicos e Relatos de Experiência) devem seguir as regras de formatação da ABNT (detalhadas no template), conforme as regras ABNT NBR 10520 sobre o formato das citações; ABNT NBR 6022 para pesquisas científicas; ABNT NBR 6028 sobre características de resumos (descrição após o título da pesquisa). Sendo assim, conforme template mencionado acima, as pesquisas submetidas devem conter:

a. Título em português e inglês;

b. Resumo e Abstract com mínimo de 150 e máximo de 250 palavras;

c. Palavras-chave e Keywords, entre o mínimo de 3 e o máximo de 5.

d. Formato A4, com margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm; fonte Times New Roman; tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 (atenção em alguns trechos que será espaçamento simples de 1,0), texto com alinhamento justificado e parágrafo de 1,25.

e. O tamanho dos trabalhos científicos e relatos de experiência, serão no mínimo de 06 e no máximo de 10 páginas, incluindo todo o conteúdo do título às referências bibliográficas.

f. Estrutura sugerida: as pesquisas submetidas deverão conter introdução; revisão da literatura/referencial teórico (facultativo este); procedimentos metodológicos; análise dos resultados; considerações finais/conclusão e referências bibliográficas.

g. As citações e as referências bibliográficas devem seguir as normas e padrões estruturados pela ABNT (conforme mencionado).

h. No momento da submissão, as/os autores deverão escolher a área temática GT1, GT2 ou GT3 (conforme item 4).


A Comissão Organizadora do 5º Colóquio não se responsabiliza por eventuais casos de plágio, tal como encargos por parte de terceiros em relação à autoria das pesquisas submetidas (aceitas) que serão publicadas no e-book do evento, sendo total responsabilidade dos/as autores/as.


  1. Critérios de Avaliação

O processo de avaliação será duplo-cego. Os avaliadores enviarão pareceres para a Comissão Científica na intenção de justificar a aprovação ou reprovação do documento, sendo repassado para as/os autoras/es. Essa ponte realizada pela comissão, visa manter a discrição de ambos os lados (quem avalia e quem submete) para evitar qualquer questionamento de favoritismo. 

A Comissão Científica entende que, a escolha da metodologia adequada deriva de uma adequada definição do tema da pesquisa, implica bom entendimento e descrição dos dados obtidos. E os resultados devem estar adequadamente discutidos e devem destacar suas contribuições, para o entendimento da realidade e para o aprimoramento teórico. 


Tabela – Critérios e Descrições para as/os Avaliadoras/es:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

DESCRIÇÃO DO CRITÉRIO

1) Aderência à área temática (GT)

O conteúdo da submissão apresenta-se aderente à área temática (GT) escolhida. É esperado que os autores selecionem a área temática (GT) que seja alinhado à área de conhecimento predominante de seu trabalho.

2) Contribuição e importância: para a linha de pesquisa e para a temática do GT.

O título expressa o que é apresentado no texto? A submissão traz novas contribuições/inovações em termos empíricos/metodológicos/teóricos)? Contextualiza

adequadamente as contribuições do estudo em relação à literatura publicada? Avaliar critérios considerando itens como título, resumo e introdução.

3) Metodologia: adequação e descrição correta da metodologia de pesquisa e de análise

O desenho e os métodos do estudo (levantamento e análise dos dados e informações) são descritos de forma clara e apropriada? O recorte temporal é descrito e justificado? Há justificativa da validade científica e/ou fidedignidade da metodologia? Há detalhes suficientes que permitiriam replicar a pesquisa? O Método implica em avaliação por comitê de ética?

4) Resultados e discussão: Qualidade de resultados e discussão

Os dados são analisados com base na metodologia/teoria propostas? Há precisão e clareza na apresentação/análise dos resultados? Todos os dados relevantes foram incluídos ou tiveram sua ausência justificada?

5) Referências bibliográficas: Pertinência, abrangência e, se possível, atualidade

As referências consideradas são pertinentes e abrangentes para embasar as contribuições ao estado da arte do tema de pesquisa?

6) Qualidade da redação do texto como um todo

O texto está adequadamente/logicamente estruturado? A linguagem é adequada, correta e atende as normatizações de uma pesquisa científica?

Fonte: PPGEXR (2023).


As submissões reprovadas NÃO serão passíveis de recurso.

Divulgação de resultados das submissões aqui


Artigo Sem Identificação

Submissão de resumos para publicação!

GT I - Dinâmicas Econômicas e Organizacionais na Agricultura:

Este GT está em consonância com a linha de pesquisa “Dinâmicas econômicas e organizacionais na agricultura” do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR/ UFSM). Que busca compreender as relações entre as organizações e a sociedade, com foco nas cadeias produtivas, o ambiente econômico, institucional e as políticas públicas.


GT 2 - Processos de Inovação Sociotecnológica e Ação Extensionista

Este GT está em consonância com a linha de pesquisa “Processos de inovação sociotecnológica e ação extensionista” do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR/UFSM). Busca abordar as mediações, inovações sociais e tecnológicas, e suas relações com as ações e metodologias extensionistas, no contexto das organizações, instituições, políticas públicas, comunidades e povos tradicionais, bem como outras formas coletivas do rural.


GT 3 - Dinâmicas Socioambientais e Estratégias de Desenvolvimento Rural

Este GT está em consonância com a linha de pesquisa “dinâmicas socioambientais e estratégias de desenvolvimento rural” do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR/UFSM). Que tenham a abrangência de procurar compreender as inter-relações entre as dinâmicas sociais e as diversas perspetivas sobre o rural.

Submissão de Trabalhos

De 15/09/2023 até 16/11/2023

Termo de declaração de direito do uso de imagem

Termo de declaração de direito do uso de imagem

Submissão de Trabalhos

De 27/10/2023 até 25/11/2023

Artigo Com Identificação

Submissão de resumos para publicação!

GT I - Dinâmicas Econômicas e Organizacionais na Agricultura:

Este GT está em consonância com a linha de pesquisa “Dinâmicas econômicas e organizacionais na agricultura” do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR/ UFSM). Que busca compreender as relações entre as organizações e a sociedade, com foco nas cadeias produtivas, o ambiente econômico, institucional e as políticas públicas.


GT 2 - Processos de Inovação Sociotecnológica e Ação Extensionista

Este GT está em consonância com a linha de pesquisa “Processos de inovação sociotecnológica e ação extensionista” do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR/UFSM). Busca abordar as mediações, inovações sociais e tecnológicas, e suas relações com as ações e metodologias extensionistas, no contexto das organizações, instituições, políticas públicas, comunidades e povos tradicionais, bem como outras formas coletivas do rural.


GT 3 - Dinâmicas Socioambientais e Estratégias de Desenvolvimento Rural

Este GT está em consonância com a linha de pesquisa “dinâmicas socioambientais e estratégias de desenvolvimento rural” do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR/UFSM). Que tenham a abrangência de procurar compreender as inter-relações entre as dinâmicas sociais e as diversas perspetivas sobre o rural.

Submissão de Trabalhos

De 27/10/2023 até 16/11/2023