8º Ouvindo Coisas # IMAGINÁRIOS E CINEMAS NA EDUCAÇÃO: ANFITEATRO DO PRÉDIO 18

IMAGINÁRIOS E CINEMAS NA EDUCAÇÃO: ANFITEATRO DO PRÉDIO 18

Professora Dra Débora Nakache - Rede Kino - UBA (ARG) Professor Me Josenildo Santos de Souza - UFAM (BRA) Professor Dr Rogério de Almeida USP (BRA) Mediadora: Professora Dra Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor - FIOCRUZ/RJ (BRA)




"Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Tesis: Niñxs cineastas. Psicología de la creación, construcción conceptual y prácticas situadas (2021) Participa de la Coordinación de la Red Kino (2022-25) Profesora Titular de Psicología Educacional y de la Maestría de Psicología Educacional en la Facultad de Psicología (UBA). Profesora de la Maestría de Problemáticas Sociales Infanto-juveniles en la Facultad de Derecho (UBA) Directora de Proyecto de investigación (UBACyT) “Lo escolar en las miradas de niñxs que crean cortometrajes”. Coordinadora del Programa ""Medios en la escuela"" del Ministerio de Educación (Ciudad de Bs. Aires). Organizadora de ""Hacelo Corto"", Festival de cortometrajes producidos por niños y jóvenes desde 2002. Miembro de la Comisión de Educación de ASAECA.


Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas(UFPEL), na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Pesquisa e Práticas Educativas. Mestre em Estudos Amazônicos pela Universidad Nacional de Colômbia (UNAL)- Sede Amazónia, na linha de pesquisa Desenvolvimento Regional (Revalidação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialização em Ética e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Participa dos grupos de pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais/UFPel; Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil/UFPel e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam-UFAM). Desde 2006, desenvolve o projeto de extensão ""Cine Club Itinerante"" com a exibição de filmes e formação continuada na relação entre cinema e educação. Colaborador no projeto de extensão Luz e Ação da Amazônia, desde 2018 - UFOPA. Membro da Rede Latino Americana de Cinema e Educação - Rede Kino e Conselho do CineAlter - Festival de Cinema Latino Americano de Alter do Chão. Desde de 2006, dirige com Michel Justamand a Coleção Diálogos Interdisciplinares publicado pela Editora Alexa Cultural em parceria com a Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA). Filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa e Educação (ANPED). Bolsista do CNPq.


Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e Coordenador do Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação Cultura). Atualmente é Chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) da FEUSP e Presidente da Câmara de Avaliação Institucional da USP (CAI). Bacharel em Letras (1997), Doutor em Educação (2005) e Livre-Docente em Cultura e Educação, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento na Universidade do Minho (2016). Trabalha com temas ligados a Cinema, Literatura, Filosofia da Educação e Imaginário.


Tem larga experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, cinema brasileiro, narrativa poética, em sua interface com a filosofia e educação, dedicando-se, nos últimos anos, também a pesquisas acerca das relações entre arte e ciência e, de modo mais específico, sobre essas relações em processos formativos no Ensino Médio e em outros níveis e modalidades de ensino.

Compartilhe