8º Ouvindo Coisas # RODA DE MEMÓRIAS GEPEIS: ANFITEATRO DO PRÉDIO 18

RODA DE MEMÓRIAS GEPEIS: ANFITEATRO DO PRÉDIO 18

Professora Dra Andrisa Kemel Zanella GEPIEM- UFPEL (BRA) Professora Dra Graziela Escandiel De Lima - UFSM (BRA) Professora Dra Helenise Sangoi Antunes GEPFICA - UFSM (BRA) Professora Dra Ionice da Silva Debus GEPEIS - Rede Municipal de Santa Maria (BRA) Professora Dra Monique da Silva GEPEIS - IFFar (BRA) Professor Dr Deonir Luis Kurek - UNIOESTE (BRA) Professora Me Karoline Regina Pedroso da Silva GEPEIS (BRA) Mediadora: Dra Andrea Becker Narvaes GEPEIS - UNIPAMPA (BRA)




Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas com período sanduíche na Universidade Fernando Pessoa, Porto/Portugal. Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS. Bacharel em Artes Cênicas nas habilitações Interpretação e Direção Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Atua como professora adjunta dos Cursos de Dança-Licenciatura e Teatro-Licenciatura no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - Linha 2: Narrativas (auto)biográficas, cultura escrita, Linguagem e Inclusão. Líder do GEPIEM - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (UFPel/RS), membro do GETEPS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro, Educação e Práxis Social (UFPel/RS) e pesquisadora colaboradora no GEPEIS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social (UFSM/RS). Mãe da Ana Liz, esteve em licença maternidade entre 2022 e 2023.


Pedagoga, Doutora em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM; Professora na Rede Municipal de Santa Maria.


Graziela Escandiel de Lima é Graduada em Pedagogia/UFSM, Mestra em Educação/UFSM, Doutora em Educação/PUC-RS. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino/Centro de Educação/Universidade Federal de Santa Maria/RS. Professora no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – Mestrado Profissional – PPPG, e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAVESSIAS. Seus estudos têm ênfase na Formação de Professores, Educação Infantil, Infâncias, Cotidiano, Docência e Trabalho Pedagógico.


Pós doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (2025). Doutora e Mestre em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (2012). Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986). Atua na Educação Superior desde 1995. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH). Atuou na Educação Básica (1985-7). Professora do curso de Ciências Humanas da UNIPAMPA Campus São Borja. Interesse de pesquisa: formação de professores e trabalho docente; ensino de Sociologia; gênero, cuidado e educação.


Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação pela mesma instituição. Multieducadora, integrante do GEPEIS desde 2016.


Sou filho de trabalhadores, agricultores que migraram pra cidade. Viraram trabalhadores domésticos e sapateiros. Eles já morreram. Mas continuo sendo filho deles. Minha biografia é muito sem graça, precisa ser editada.


Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela (UFSM) e Doutora em Educação, pela (UFRGS) no ano de 2001. É Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino e do PPGE (M/D). Foi Vice-Diretora do CE/UFSM (2005-2009). Em 2017 concluiu a gestão do segundo mandato, enquanto Diretora do Centro de Educação da UFSM. Neste período buscou a consolidação da avaliação institucional, melhoria da avaliação dos periódicos e dos cursos de graduação e pós-graduação, ampliação e melhoria dos convênios nacionais e internacionais, bem como do espaço físico através da construção dos prédios 16A, B e 16C, a ampliação do acesso à informação através do Portal da Transparência, que em 2016, ganhou o Prêmio do Concurso de Boas Práticas da Controladoria Geral da União (CGU), na categoria "Promoção da transparência pública", além de ter sido também reconhecido pelo Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip) e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) por promover práticas de inovação e gestão da qualidade no âmbito da instituição, além de trabalhar pelo fortalecimento e ampliação dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Compartilhe