I Congresso Internacional de Educação Especial # Mesa temática de Abertura: Formação de Professores para a Educação Especial na perspectiva Luso e Latino-americana

Mesa temática de Abertura: Formação de Professores para a Educação Especial na perspectiva Luso e Latino-americana

Conferencistas: Profa. Dra. Ana Maria Serrano (UMinho - Portugal) Profa. Dra. Cintia Maria Schwamberger (Universidad Nacional de San Martín/ Argentina) Profa. Dra. Márcia Denise Pletsch - (UFRRJ - Brasil) Mediadora: Profa. Dra. Márcia Lise Lunardi-Lazzarin (UFSM - Brasil)

Local: Auditório Wilson Aita - Centro de Tecnologia

On-Line: https://www.youtube.com/live/qZEHwaZGW8Y 





É doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Intelectual, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professora visitante no Institut für Sonderpädagogik (Instituto de Educação Especial) da Goethe Universität (Frankfurt), com bolsa da Capes, e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e em Humanidades Digitais (PPGIHD), ambos da UFRRJ. Coordena o Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ) [https://obee.ufrrj.br/], que reúne pesquisadores de várias instituições, bem como estudantes de doutorado, mestrado e graduação, além de profissionais da educação básica. No âmbito da cooperação internacional, foi a coordenadora local do Consórcio “Educação e Diversidade” do programa CAPES/FIPSE (2010-14), que envolveu a UDESC e a UFRRJ no Brasil e o Georgetown College, a Ashland University e a Brigham Young University nos Estados Unidos. Atualmente, desenvolve diferentes projetos de pesquisa em parceria com Universidades da Alemanha, Noruega e Japão. Também participa de projeto em rede coordenado pela UFMS, com a Universidad de Alcalá (Espanha), UERJ, UEMS, UEPA e PUC-RJ. Participa do projeto Portal Pioneiros da Educação Especial, que envolve UFMG, UFRRJ, UENF, UFMS, UEMS e UFRR. Também atua em redes de colaboração com a UERJ, a Fiocruz (ENSP e IFF), a Udesc e a Univali. No âmbito da gestão científica, integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) desde 2012. Foi Editora Adjunta da Revista Brasileira de Educação Especial de 2013 a 2017 e entre os anos de 2018 e 2021 foi Editora Chefe. Foi editora da Revista Espaço/INES (2015-21) e da Revista Interinstitucional Artes de Educar (2017-21). Também atuou como editora associada da Revista Brasileira de Educação (2018-19) e da Revista de Educação Especial da UFSM (2018-20). Desde 2016, integra a equipe editorial da seção em português da revista Education Policy Analysis Archives da Universidade do Arizona/EUA, da qual, desde 2019, é coordenadora. É consultora de mais de 20 revistas nacionais e internacionais, e de instituições de fomento como CNPq, CAPES, FAPERJ e FACEPE. No período de 2009-19, integrou o comitê de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq/UFRRJ, e atuou como avaliadora do PIBIC da UERJ, UFCA, IFB, UDESC, PUC-RJ e UFSCar. É membro do Comitê de Educação em Direitos Humanos da UFRRJ. É fundadora do Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada e Sul Fluminense, que envolve pesquisadores e gestores da área de Educação Especial da Baixada Fluminense/RJ. É fundadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, do qual é coordenadora desde 2019. Foi vice-diretora (2013-16) e diretora (janeiro a maio de 2017) do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ, campus Nova Iguaçu/RJ. Coordena e participa de diversos projetos de extensão sobre formação de professores e inovação tecnológica aplicada à educação especial na Baixada Fluminense. Atualmente, integra a comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPED. No período de 2015-2022 foi bolsista Jovem Cientista da FAPERJ e atualmente é Cientista do Nosso Estado e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Principais temas de pesquisa e orientação: Educação Especial, políticas de educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior, processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, práticas curriculares, formação.


Professora Associada - Instituto de Educação (IE), investigadora integrada do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Universidade do Minho, Portugal É licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Possui o mestrado em Intervenção Precoce pela Universidade de Cincinnati, EUA, como Bolseira Fullbright e fez o doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. É professora na área de Educação Especial, Diretora do Mestrado em Educação Especial, e membro da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) É Presidente da Associação Europeia de Intervenção Precoce –EURLYAID. E elemento da Comissão Diretiva da International Society of Early Childhood Intervention (ISEI). Faz parte do Núcleo de Supervisão da Subcomissão Norte do SNIPI.


Especialista en discapacidad, políticas de in/exclusión y escuela en su intersecció con la pobreza urbana, los procesos de escolarización y la producción audiovisual como propuesta metodológica en investigación educativa. Investigadora Asistente del Consejo de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), en el Laboratorio de Investigación en Ciencias Humanas (LICH). Miembro del equipo de Investigación CEDESI EHU-UNSAM. Docente de la Escuela de Humanidades de la UNSAM. Doctora en Ciencias de la Educación (UBA), Licenciada y Profesora en Educación Especial (UNSAM) Publicó dos libros en co-autoría con Silvia Grinberg y artículos en torno a la puesta en acto de las politicas de in-exclusión de estudiantes con discapacidad en escuelas emplazadas en contexto de pobreza urbana y la producción audiovisual como propuesta metodológica.


Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professora Associada do Departamento de Educação Especial, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de pesquisa: Educação Especial, Inclusão e Diferença e vice-líder do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/DEC (CNPq/UFSM) e membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos-GIPES (CNPq/UFRGS) Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase na Educação de Surdos e Educação Especial, nos seguintes temas: currículo, políticas de inclusão/exclusão, filosofia da diferença.

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