I Congresso Internacional de Educação Especial # Mesa Temática 3: Docência na Educação Especial: diferentes espaços de atuação pedagógica na Educação Básica

Mesa Temática 3: Docência na Educação Especial: diferentes espaços de atuação pedagógica na Educação Básica

Palestrantes: Prof.ª Dr.ª Rosana de Castro Casagrande (UEPG) Prof.ª Dr.ª Fabiane Romano de Souza Bridi (UFSM) Mediadora: Prof.ª Dr.ª Andréa Tonini (UFSM)

Local: Auditório Wilson Aita - Centro de Tecnologia

On-line: https://www.youtube.com/live/u45q_zmZkV4





Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduação em Ciências pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Bacharelado em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lotada no Departamento de Pedagogia. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação - PPGE/UEPG. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEEIN – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Educação Inclusiva, cadastrado no Cnpq . Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE. Atua nas áreas de Educação Especial e Educação Inclusiva.


Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2000). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2001) e Especialização em Psicopedagogia - Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2002). Concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2004) com o trabalho intitulado "O lugar das diferenças e as configurações dos espaços escolares". Integra como pesquisadora o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar - NEPIE/UFRGS. Foi professora de Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/2007-2011) e coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia - Abordagens Clínica e Institucional da UNISC. Foi professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria com atuação no atendimento educacional especializado com alunos em situação de inclusão. Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2011) com a tese "Processos de identificação e diagnóstico: os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado". Ingressou na Universidade Federal de Santa Maria em 2011, e atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação Especial, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI/UFSM) e atua nas áreas da educação, educação especial e psicopedagogia, com ênfase nos processos inclusivos.


Possui Licenciatura em Educação Especial com ênfase na Deficiência Intelectual, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1994); Especialização em Psicopedagogia Institucional pela UNIFRA (atual UFN, 1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2001); Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial, pela Universidade do Minho (UMinho/Portugal, 2020). É Professora Associada do Departamento de Educação Especial, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria; Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional Especialização (CEGE). Tem experiência na área de Educação, designadamente na área da Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos específicos da aprendizagem com ênfase na dislexia, deficiência intelectual e educação inclusiva. Participante de grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ: Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva (GEPEIN) e Grupo Interinstitucional Minuano de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade (GIMEPID).

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