MESA DE ABERTURA - On-line
Abertura do curso 19:00 - Mesa de abertura 19:30: Fala de abertura
Abertura do curso on-line
Representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima
Link presença
Programa de Educação Ambiental e Educação do Campo- UFSM # MESA DE ABERTURA - On-line
Abertura do curso 19:00 - Mesa de abertura 19:30: Fala de abertura
Abertura do curso on-line
Representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima
Link presença
Possui graduação em Direito (1990), graduação em Historia (1999), graduação em Ciências Sociais (2007);graduação em Agricultura Familiar e Sustentabilidade (2017), graduação em Geografia (2017), graduação em Serviço Social (2019), graduação em Pedagogia(2019), graduação em Letras(2020) graduação em Licenciatura em Educação do Campo (2020), graduação em Filosofia (2021), graduação em Ciência Política (2022); graduação em Relações Internacionais (2022); Graduação tecnológica em Educação Social(2022); Graduanda em Educação Especial. Graduanda em Gestão de Organizações do Terceiro Setor. Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2015), mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2021), doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). É mestranda em educação profissional e tecnológica (UFSM). É inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil-RS (29.454) desde 1991. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. É docente do ProfGeo/UFSM e do ProfHistória/UFSM, Tem experiência na área de Ciências Sociais, História, Direito e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia rural, História agrária, desenvolvimento rural, desenvolvimento local, história e agricultura familiar, Educação, ciência política, políticas públicas agrárias e políticas públicas educacionais, com especial destaque a ERER. e EAR. Atualmente é coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa da SENAPIR/MIR.
Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP(2013). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, da FUP-UnB, de 2006 a 02\2022 .Foi Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, do PPGE-UnB, de 2014-2020. Líder ( 2014-atual) , do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Coordena atualmente o ?Eixo 7?, que congrega 15 universidades públicas que pesquisam Educação Superior do Campo, como parte da pesquisa ?Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção? vinculada à Rede Universitas. Coordenou a Pesquisa ?Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte? (2013-2017), financiada pela CAPES. Coordenou a II Pesquisa Nacional da Reforma Agrária, financiada pelo IPEA, em 2013-2016. Coordenou a Pesquisa ?Acesso ao ensino superior: métodos e processos de formação de professores nos sistemas universitários de Cuba e do Brasil?, vinculado ao Projeto de Cooperação Internacional entre o Brasil e Cuba, financiado pela CAPES no período de 2010-2014. Implementou e coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo, da FUP\UnB, de 2007 a 2011. Coordenou a Pesquisa "A educação Superior no Brasil (2000-2006): Uma Análise Interdisciplinar das Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro", financiada pelo Observatório de Educação da Capes, envolvendo uma rede de universidades. Coordenou o PRONERA e o Programa Residência Agrária. Participou da I Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (I PNERA) em 2003-2004. Seus estudos e pesquisas concentram-se principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável.
Professora há 25 anos. Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Especialista em Educação Continuada e à Distância pela Cátedra Unesco de Educação à Distância da Universidade de Brasília. Especialista em Meio Ambiente pelo ISER. Créditos concluídos no Mestrado em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra a equipe de Formadores do Processo Formativo em Escolas Sustentáveis da Universidade Federal de Ouro Preto. Integra a equipe de Formadores do Rio de Janeiro do Programa Vamos Mudar o Brasil com as Escolas. Professora visitante no curso de Gestão Ambiental do Programa A Vez do Mestre da Universidade Cândido Mendes. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental , Escolas Sustentáveis e Agenda 21 Escolar. É Consultora na área de Meio Ambiente, Educação Ambiental, Sustentabilidade e Desenvolvimento Local. Atua há cerca de 20 anos em redes sociais, notadamente na criação, facilitação e moderação de redes de educação ambiental. Atualmente atua no campo da construção participativa de políticas públicas de educação ambiental, tendo sido Coordenadora Executiva na construção do Programa Estadual de Educação Ambiental do RJ e Consultora Pedagógica na construção do Programa Municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro . Atua como Conselheira na Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente, no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, no Grupo Interestadual de Educação Ambiental do RJ, na Câmara Setorial Permanente de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e na Câmara de Educação e Mobilização Social do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara. Integrou as Comissões Organizadoras de várias Conferências e participou de várias conferências como delegada do RJ. Integrou a Comissão Organizadora do II Fórum Mundial de Direitos Humanos. Integra a Facilitação Nacional da Rede Brasileira de Educação Ambiental e a Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais. Participa da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Participou da criação da Rede Brasileira de Educação Ambiental, da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro, da Rede de Educação Ambiental para Escolas Sustentáveis, da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais e da Rede de Mulheres Ambientalistas da América Latina. É signatária do Tratado Internacional de Educação Ambiental, de 1992. Integrou a Coordenação da Cúpula dos Povos ( 2012). Atualmente é uma das principais lideranças dos Diálogos Inter Redes no Estado do Rio de Janeiro, articulação política que congrega ambientalistas, educadores ambientais e lideranças comunitárias.
Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur/UNIRIO. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, para o mandato 2021/2023. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Estado do Rio de Janeiro, diretor secretário da ADUNIRIO, seção sindical Andes.
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2019). Possui graduação em GEOGRAFIA Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Especialização em Educação Ambiental (UFSM). Possui experiência nas áreas de Educação e Gestão Ambiental, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Formação de Professores, Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Educação do Campo, Políticas Públicas, Meio Ambiente, Movimentos Sociais, Práticas em Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Territorial Sustentável. Em 2011 recebeu a Comenda Ambiental pela destacada atuação em prol da sociedade gaúcha na defesa do meio ambiente. Coordenou o Conselho de Meio Ambiente de Santa Maria/RS em 2010-2011. Atualmente é Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Território (GPET-UFSM) e do Grupo de Estudos em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (GEENGEA-UEL) Universidade Estadual de Londrina. Professora de Geografia do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, Educadora Ambiental,/Educadora Popular - Coordenadora Pedagógica do Programa de Inovações Pedagógicas junto aos Professores da Educação Básica (PROIPE/UFSM).
Possui graduação em Biologia (1981) e Pedagogia (1984) e mestrado em Educação (1988) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação (1995) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e pós doutorados: no Departamento de Psicologia Social da USP (1999); no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2010) e na Universidade da Coruña/Galícia/Espanha (2018). Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. De outubro de 2012 a março de 2014 foi assessor especial do Ministro da Educação, para a construção da política ambiental do MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis. Participa, desde os anos anos 70, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. De 1985 a 1988 foi docente no Departamento de Educação na UNESP, campus de Assis. Em 1988 ingressou no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, onde coordenou o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) até 2020. Neste mesmo departamento foi professor associado (livre-docente) de 2011 a 2019 e desde então é professor aposentado sênior. É professor visitante da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia desde agosto de 2021.Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima desde fevereiro de 2023.
Presidente da Associação Alternativa Terrazul; co-Criador da Teia Carta da Terra Brasil; coordenador do Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e o Desenvolvimento e Conselheiro do Conselho de Meio Ambiente.
Possui Bacharelado em Zootecnia (2004) e Licenciatura pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (2011) ambas pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado (2006) e Doutorado (2009) pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria, Pós-doutorado em Zootecnia no Programa de Pós Graduação em Zootecnia na Universidade Federal de Santa Maria (2011). Já atuou como: Professora e Orientadora do Curso de Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação da Universidade Aberta do Brasil/UFSM; Professora do Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do campo- Residência Agrária; Professora e Orientadora do PPGTER - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede nível Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é coordenadora da Coordenadoria de Tecnologia Educacionais da Pró-reitoria de Graduação da UFSM; professora Associada III, responsável pelo Laboratório Mediações Sociais e Culturais - Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural - Centro de Ciências Rurais - Universidade Federal de Santa Maria; Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Aberta do Brasil/UFSM; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural. Também coordena a ação de Extensão-Fiex/CCR/UFSM "Programa de Capacitações Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica? e o grupo de pesquisa registrado no CNPq "Girassol ? Grupo de Pesquisa em Agroecologia, Educação e Inovações Sociais".
Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Geografia Revalidação de Título no Exterior pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Geografia e Ciências do Território - Universidad de Córdoba - Espanha (2001). Curso de Pos-doutorado (Estágio sênior no Exterior/ CAPES Print 2017) na Universidade Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, educação do campo, desenvolvimento rural sustentável. É Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UAB/UFSM, docente permanente e pesquisadora do Programa de Pos-Graduação em Geografia da UFSM, orienta no Curso de Mestrado e Doutorado, em temas relacionados a Agricultura Familiar Camponesa, Agricultura e estratégias de produção Sustentáveis, Agroecologia, Moviemntos Sociais e Educação do Campo
Professor Titular do Departamento de Geociências (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), com Pós-doutorado pela Universidade de Le Mans - França (2015). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (1995). Tem especialização em Geociências - Usos e recursos do espaço do Rio Grande do Sul - UFSM (2001). Possui graduação em Geografia Licenciatura, Filosofia Licenciatura e Filosofia Bacharelado pela UFSM. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Rural e Agrária, atuando nos seguintes temas: Territorialidades rurais, agricultura familiar e educação do campo. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET) e coordena o Núcleo de Estudos da Paisagem (NEPA) da UFSM Silveira Martins. Coordena o Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional - PROFGEO
-
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), mestrado em Odontologia (Prótese Dentária) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor de Odontologia, no Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: resina composta, adesão, união, adesivo e prótese. É membro da Academia Gaucha de Odontologia desde 2018. Sua ampla experiência em gestão inclui: Coordenador do Curso de graduação em Odontologia, UFSM, 1995-1998 e 2000-2009; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas de 2008-2010; Diretor do Centro de Ciências da Saúde de 2010-2014 e Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, por duas gestões: 2013-2017 e 2017-2021. Como Reitor da UFSM coordenou dois projetos Geoparques da UNESCO na região de influência da UFSM no Rio Grande do Sul: Geoparque UNESCO da região da Quarta Colônia (Imigração Italiana e Alemã) e Geoparque UNESCO da cidade de Caçapava. Ambos os programas são reconhecidos e aprovados pela UNESCO e serão certificados em abril de 2023, na reunião da Rede Global de Geoparques UNESCO, Marrocos. Atualmente suplente de Deputado Federal (2023-2027).
Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), Pós Doutor em Intercultura e Inovações Pedagôgicas Centro de Educação da UFSM (2018), Professor e Diretor do Ensino Técnico do Estado do Rio Grande do Sul ( 1978-2010), Professor do Instituto de Educação Superior SENSUPEG, Joinville S.C (2014/2018), Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente e o Desenvolvimento- NEMAD/CNPq/UFSM (2004/2015), Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Alimentação e Sociedade - NEPALS/UFSM (2008/2018), Pesquisador do Núcleo de Educação e Intercultura (KITANDA/CNPq/UFSM;2012-2018). Pesquisador da Rede Internacional Mover (MOVER/CNPq/UFSC),Orientador de Teses Doutorado UNAE/Paraguai,Membro ativo da Tríplice Aliança (Brasil,Uruguai e Argentina),Membro ativo do Programa Corredor Cultural UNIPAMPA ( Brasil,Uruguai e Argentina), Professor fundador e Coordenador Executivo do Programa de Inovações Pedagógicas- Formação Continuada de Professores PROIPE/CE /UFSM (2012 ao presente), Professor Colaborador do Laboratório de Mediações Sociais e Culturais - LABIMESC/UFSM (2013/2017). Participa ativamente de grupos de intercambio no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina tendo como base empírica os estudos de Paulo Freire/Leonardo Boff e Hunberto Maturana . Membro ativo de pesquisas no âmbito internacional como ?Critérios de sustentabilidade en áreas naturales y rurales orientados al desarrollo local y la aplicacion de buenas prácticas en Turismo?. (Brasil, Argentina e Uruguai), e ? Educação Intercultural: aprender com os povos originários do sul a decolonizar a educação? (América latina, África e Austrália). No âmbito nacional desenvolve pesquisas sobre Formação Permanente de Professores em Exercício- no campo das relações Escola e Comunidade, cuja intersecção resulta na construção e coordenação de três Seminários Internacionais sobre Educação e Intercultura (2015, 2017,2018 ), além de articular pesquisas com intervenção educativa, projetos de Formação de Educadores e de Inclusão Social, e Educação Popular que resultam em publicações e produção acadêmica nas áreas da Educação popular; Interculturalidade; Educação Inclusiva e Formação Permanente de Professores. LIVROS. Educação Rural no Mundo Contemporâneo (Vol. I ,2012), Essência Feminina - memoria e participação Org.(2014),CAPITULO LIVROS. Formação de Líderes- uma mudança cultural, novas experiências do Brasil, Uruguai e Paraguai (2011), Experiências Inovadoras em Extensão Rural na Agricultura Familiar. IFF. Farroupilha (2012), Farinheiras do Brasil, Universidade Federal do Paraná (2014), O rural contemporâneo em debate: temas emergentes e novas institucionalidades UFSM ( 2015), Cenas e cenários interculturais - pensando a epistemologia do sul (Ed. Caxias 2016), Educação na Escola de Tempo Integral ? programa mais educação(UFSM. 2016) Pensadores do Brasil. Ed Caxias (2018); Atualmente intensifica esforços no sentido ampliar cursos de formação permanente de professores em exercício em redes municipais, estaduais e particulares do ensino básico.
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Franciscana (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, assessoria de comunicação política e produção audiovisual. Pós-graduado em Direção de Arte, Propaganda, TV e Vídeo.
Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011); mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2007); graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2004). Professor Associado no Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSM) - Mestrado em Direito. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM) - Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede. Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade - GPDS. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação da UFSM. Membro da Diretoria do CONPEDI Gestão 2017-2020 / 2020-2023. Desenvolve pesquisas nas áreas de: Direito Ambiental; Ecologia Política; Direito e Sustentabilidade; Direito Urbanístico; Teoria do Direito e da Decisão Jurídica; Direito e Novas Tecnologias; Tecnologias Educacionais em Rede.