Programa de Educação Ambiental e Educação do Campo- UFSM # 3 Encontro Racismo Ambiental – Corpo Território - O feminino e o masculino, desafios.

3 Encontro Racismo Ambiental – Corpo Território - O feminino e o masculino, desafios.

3 Encontro Racismo Ambiental – Corpo Território - O feminino e o masculino, desafios.

Racismo Ambiental – Corpo Território -  O feminino e o masculino, desafios. 


Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira Mourad

Eduardo Miranda

Welson Barbosa Santos

Mediação:

Cassiel Henrique Moreira


Link presença




Possui graduação em Direito (1990), graduação em Historia (1999), graduação em Ciências Sociais (2007);graduação em Agricultura Familiar e Sustentabilidade (2017), graduação em Geografia (2017), graduação em Serviço Social (2019), graduação em Pedagogia(2019), graduação em Letras(2020) graduação em Licenciatura em Educação do Campo (2020), graduação em Filosofia (2021), graduação em Ciência Política (2022); graduação em Relações Internacionais (2022); Graduação tecnológica em Educação Social(2022); Graduanda em Educação Especial. Graduanda em Gestão de Organizações do Terceiro Setor. Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2015), mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2021), doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). É mestranda em educação profissional e tecnológica (UFSM). É inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil-RS (29.454) desde 1991. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. É docente do ProfGeo/UFSM e do ProfHistória/UFSM, Tem experiência na área de Ciências Sociais, História, Direito e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia rural, História agrária, desenvolvimento rural, desenvolvimento local, história e agricultura familiar, Educação, ciência política, políticas públicas agrárias e políticas públicas educacionais, com especial destaque a ERER. e EAR. Atualmente é coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa da SENAPIR/MIR.


Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuo no Departamento de Educação, onde contribuo como docente permanente do Mestrado em Educação - PPGE/UEFS, assumindo o componente curricular Corpo-território e Educação Decolonial. Professor permanente do Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade - PPGDCI/UEFS. Possuo Licenciatura em Geografia e Pedagogia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS. Doutorado em Educação - UFBA. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - NEIM/UFBA. Especialista em Ensino de Geografia - UCAM. Especialista em Educação Ambiental com Enfase em Espaços Educadores - UFBA. Desenvolvo produções na área da Educação Decolonial com ênfase em: Cultura, Raça, Gênero, Sexualidade, Classe, Territorialidades. Coordeno o Grupo de Pesquisa Corpo-Território, Educação e Decolonialidade (CNPq). Investigador na Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadoras Negr@s (ABPN). Editor Adjunto e Membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Libertários da UFRJ. Membro do NEABI/UEFS.Contato:E-mail: eduardomiranda48@gmail.comInstagram: @corpoterritoriodecolonialYouTube: https://www.youtube.com/channel/UCWSxh5TwK_mMRh3hfGfnDJA.


Pós Doutor em Educação Escolar pela UNESP - 2018, Doutor em educação pela UFSCar - 2015, mestre em Educação pela UFU - 2010, é licenciado em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade de Uberaba - 1990 e em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins - 2017. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia UFU, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal e Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura e Bacharelado em Biologia. Coordena o grupo de pesquisa MASCULINIDADES: Cultura, educação e Subjectividades GPEMCES e o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia - LAEN. Como pesquisador, tendo Michel Foucault como referências, discute vulnerabilidade e risco de suicídio entre homens de 13 a 28 anos, desde 2005. Atua na formação docente para a escola básica, trabalhando produção de Modelos 3DR para o ensino de ciências da natureza, a partir de uma perspectiva inclusiva, interdisciplinar, que vise o fortalecimento das identidades e subjectividades de professores, alunos e suas práticas. http;//orcid.org/0000-0003-2695-389X


Bacharel em agronomia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, mestre e doutorando em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, com foco em estudos em movimentos sociais no rural, gênero e sexualidade.

Compartilhe