Programa de Educação Ambiental e Educação do Campo- UFSM # 4. Encontro: Educação Ambiental de Base Comunitária - Princípios da Formação de Educadores do campo e Educação Geográfica

4. Encontro: Educação Ambiental de Base Comunitária - Princípios da Formação de Educadores do campo e Educação Geográfica

4. Encontro: Educação Ambiental de Base Comunitária - Princípios da Formação de Educadores do campo e Educação Geográfica

4. Encontro: 30 de novembro: 

Celso Sánchez Pereira

Nelson Rego

Mônica Molina

Mediadores:

Suzimary Specht

Anna Christine Ferreira Kist

Link presença




Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP(2013). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, da FUP-UnB, de 2006 a 02\2022 .Foi Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, do PPGE-UnB, de 2014-2020. Líder ( 2014-atual) , do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Coordena atualmente o ?Eixo 7?, que congrega 15 universidades públicas que pesquisam Educação Superior do Campo, como parte da pesquisa ?Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção? vinculada à Rede Universitas. Coordenou a Pesquisa ?Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte? (2013-2017), financiada pela CAPES. Coordenou a II Pesquisa Nacional da Reforma Agrária, financiada pelo IPEA, em 2013-2016. Coordenou a Pesquisa ?Acesso ao ensino superior: métodos e processos de formação de professores nos sistemas universitários de Cuba e do Brasil?, vinculado ao Projeto de Cooperação Internacional entre o Brasil e Cuba, financiado pela CAPES no período de 2010-2014. Implementou e coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo, da FUP\UnB, de 2007 a 2011. Coordenou a Pesquisa "A educação Superior no Brasil (2000-2006): Uma Análise Interdisciplinar das Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro", financiada pelo Observatório de Educação da Capes, envolvendo uma rede de universidades. Coordenou o PRONERA e o Programa Residência Agrária. Participou da I Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (I PNERA) em 2003-2004. Seus estudos e pesquisas concentram-se principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável.


Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur/UNIRIO. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, para o mandato 2021/2023. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Estado do Rio de Janeiro, diretor secretário da ADUNIRIO, seção sindical Andes.


Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2019). Possui graduação em GEOGRAFIA Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Especialização em Educação Ambiental (UFSM). Possui experiência nas áreas de Educação e Gestão Ambiental, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Formação de Professores, Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Educação do Campo, Políticas Públicas, Meio Ambiente, Movimentos Sociais, Práticas em Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Territorial Sustentável. Em 2011 recebeu a Comenda Ambiental pela destacada atuação em prol da sociedade gaúcha na defesa do meio ambiente. Coordenou o Conselho de Meio Ambiente de Santa Maria/RS em 2010-2011. Atualmente é Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Território (GPET-UFSM) e do Grupo de Estudos em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (GEENGEA-UEL) Universidade Estadual de Londrina. Professora de Geografia do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, Educadora Ambiental,/Educadora Popular - Coordenadora Pedagógica do Programa de Inovações Pedagógicas junto aos Professores da Educação Básica (PROIPE/UFSM).


Professor Titular no Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisas e trabalhos sobre a relação entre Geografia e Educação. Membro dos comitês científicos da CAPES (2008) e da FAPERGS (2002-2004). Professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (2008), no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Coordenador do projeto para a implantação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS (1995-1997) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS (1997-1999 e 1999-2001). Presidente da Diretoria Executiva Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (2010-2012), Vice-Presidente da Diretoria Executiva Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (2008-2010 e 2014-2016). Lidera o grupo de Pesquisa sobre (Auto)Narrativas e Formação Docente, credenciado no CNPq. Coordenador na UFRGS do Convênio de Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS e da Universidade do Minho, Portugal. Organizador dos livros Geografias e (In)Visibilidades: paisagens, corpos, memórias e Narrativas, Geografias e Cartografias - para viver é preciso espaço e tempo, volumes 1 e 2, publicados no âmbito do convênio entre a UFRGS e a Universidade do Minho. Organizador e autor dos três livros que constituem a coleção Geração de Ambiências, editados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e dois livros pela Editora Artes Médicas, intitulados Geografia, práticas pedagógicas para o ensino médio - volumes 1 e 2. Autor de mais de cinquenta artigos e capítulos publicados em periódicos e livros nacionais e estrangeiros.


Professora Associada, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Geografia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atuação em ensino, pesquisa e extensão, na área das Ciências Ambientais, nas linhas de Educação Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental (ênfase em SGA na agropecuária) e Agenda 2030 (ênfase em Consumo e Produção Responsável).

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