Programa de Educação Ambiental e Educação do Campo- UFSM # 5 – Formação de Professores – Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia

5 – Formação de Professores – Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia

5 - Formação de Professores – Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia

5 - Formação de Professores – Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia


Homenagem a Conceição Paludo


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Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação Superior. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Faculdade de Artes Visuais/UFPA e do Programa de Pós Graduação em Artes/ICA. Membro da Rede Universitas/Br. Avaliadora da Revista Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Cultura e Interdisciplinaridade na Amazônia - CABANA, Exerceu a função de Secretária Municipal de Educação de Belém do Pará (2021-2022), Presidente do Fórum Municipal de Educação de Belém (2021-2022) e Membro do Conselho Nacional de Representantes da Undime (2021-2022).


Licenciado nas Ciências Biológicas e estudante de pedagogia, tenho interesse pelo movimento cidade-campo e pelos territórios camponeses. Pesquiso os fundamentos históricos e conceituais da Agroecologia e como a práxis de seus sujeitos pode ser contextualizada em ações educativas. Desenvolvo projetos que investigam a criação de práticas pedagógicas relacionadas aos domínios camponeses e ao trabalho significado que deles surge, em especial nos metabolismos socioecológicos da campanha gaúcha e da região central do Rio Grande do Sul. Atuo no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pampa, em Dom Pedrito-RS. A partir da Educação Popular, Pesquisa Ação e Metodologias Participativas, estabeleço princípios político-pedagógicos para a produção de conhecimento adequado à realidade cultural e sociotécnica da campanha gaúcha e região central em direção à transição agroecológica e à Agricultura Camponesa. Considero a indissociabilidade entre ser/fazer/conhecer e entre política e estética na formação de educadores/as do campo capazes de promover atividades educativas e sociais contextualizadas, interdisciplinares, em diálogo com as tecnologias sociais desenvolvidas por agricultores e pecuaristas familiares, indígenas, quilombolas, etc. Até 2016 atuei de forma mais incisiva no coletivo gestor da Plataforma Sementeia, que busca articular diversos atores sociais, principalmente de Campinas-SP e região, na formação de comunicadores populares. Possuo doutorado em Ensino de Ciências, mestrado em Divulgação Científica e Cultural e especialização na Residência Agrária em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa, todos pela Universidade Estadual de Campinas-SP.


Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022). Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Master of Science in Emergent Technologies in Education pela MUST UNIVERSITY reconhecido pela UNICID (2023); e Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN) desde 2021, e Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES-UFAL) desde 2022. É associado a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH), e ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire), onde atua como Conselheiro Fiscal. Representante Suplente da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), desde 2023. E-mail: ricardosantosal@gmail.com.


Biólogo (UFSCar). Doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da UNESP com estágio de Pós-doutorado Junto ao Instituto de Biociências da UNESP em Botucatu/SP; Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Professor Associado dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Também é Professor do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciências da UNESP. Coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (UENP). É coordenador e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP em Bauru/SP. Desenvolve pesquisas em Educação científica e epistemologia com ênfase no Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Políticas públicas. Tem experiências na Educação Básica, no Ensino Superior e em Gestão Universitária.


Formada em Pedagogia (1980) e em Filosofia pela UFSM (1985). Possui Mestrado (2002) e Doutorado em Educação (2009) pela UFRGS. A tese defendida em seu doutorado teve como tema A Educação Ambiental no Ensino Superior. Atualmente é Pedagoga da Unidade de Apoio Pedagógico do CCR/UFSM, atuando nas Comissões de Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação do Centro de Ciências Rurais, no trabalho de integração dos estudantes da graduação, na capacitação em apresentação oral dos estudantes de Pós-Graduação e na Coordenação de Programas de Formação de Professores na Universidade. Colaborou no curso de Especialização em Educação Ambiental. Coordena Projetos de Ensino e de Extensão como o Programa de Educação Socioambiental Multicentros na UFSM e na Comunidade Local e Regional. Foi professora titular do Curso de Filosofia e do Curso de Especialização do Ensino Religioso - Faculdades Palotinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular e Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação superior, educação socioambiental, inovação curricular e interdisciplinaridade.

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