Programa de Educação Ambiental e Educação do Campo- UFSM # 6 Encontro - Poéticas Pedagógicas em Educação Ambiental

6 Encontro - Poéticas Pedagógicas em Educação Ambiental

Homenagem a Michèle Sato: Apresentação – MEMÓRIAS DE MIMI SATO: MENSAGENS E REFLEXÕES EM CONFETOS (HOMENAGEM PÓSTUMA)

 Homenagem a Michèle Sato:

Apresentação – MEMÓRIAS DE MIMI SATO: MENSAGENS E REFLEXÕES EM CONFETOS (HOMENAGEM PÓSTUMA)

Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4546


Registre sua presença clicando no Link presença 

https://evento.nte.ufsm.br/my/checkin/6552b6f43a9fc




Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2019). Possui graduação em GEOGRAFIA Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Especialização em Educação Ambiental (UFSM). Possui experiência nas áreas de Educação e Gestão Ambiental, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Formação de Professores, Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Educação do Campo, Políticas Públicas, Meio Ambiente, Movimentos Sociais, Práticas em Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Territorial Sustentável. Em 2011 recebeu a Comenda Ambiental pela destacada atuação em prol da sociedade gaúcha na defesa do meio ambiente. Coordenou o Conselho de Meio Ambiente de Santa Maria/RS em 2010-2011. Atualmente é Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Território (GPET-UFSM) e do Grupo de Estudos em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (GEENGEA-UEL) Universidade Estadual de Londrina. Professora de Geografia do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, Educadora Ambiental,/Educadora Popular - Coordenadora Pedagógica do Programa de Inovações Pedagógicas junto aos Professores da Educação Básica (PROIPE/UFSM).


Luiz Afonso Vaz de Figueiredo • Licenciado em Ciências Naturais e Química (Fundação Santo André-FSA, 1982). • Mestre em Educação, área de Educação, Sociedade e Cultura (Faculdade de Educação-UNICAMP, 2000). Aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (1992). Tema de investigação: Políticas públicas sobre patrimônio cultural e natural e a pedagogia dos conflitos socioambientais em áreas protegidas do Alto Vale do Ribeira. • Doutor em Ciências, área Geografia Física (Departamento de Geografia, FFLCH-USP, 2010). Tema de investigação: Cavernas como paisagens racionais e simbólicas: imaginário social, espeleologia cultural e geograficidade das paisagens naturais. • Professor-pesquisador aposentado das áreas de Educação, Ciências Ambientais e Ecoturismo do Centro Universitário Fundação Santo André (1986-2020). Foi docente em Regime de Tempo Integral (2000-2018). Ministrou disciplinas para os cursos de Biologia, Geografia, Química, Pedagogia e Engenharia. Docente por mais de 20 anos da disciplina Metodologia de Pesquisa. Foi coordenador Geral de Pós-Graduação (FAFIL) e coordenador do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade e do Curso de Especialização em Educação e Prática Docente. • Docente convidado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), para disciplinas do Curso de Especialização em Patrimônio Espeleológico. • Foi professor Tempo Parcial de Espeleologia para o Curso de Turismo (Área Ecoturismo) do Departamento de Geografia da PUCSP (2003-2008). • Docente convidado para os Cursos de Especialização em Educação Ambiental (Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada-CRHEA-EESC-USP e da Faculdade de Saúde Pública-FSP-USP). • Pesquisador associado do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior (FoPeTec) (Instituto Federal de São Paulo/IFSP-Itapetinga e Universidade Federal de São Carlos/UFSCar-Sorocaba), investigando sobre pesquisa (auto)biográfica e formação docente. Também participa do Grupo de Pesquisa Geografia, Literatura e Arte (GEOLITERART) (DG-USP), estudando a temática da geopoética e as cavernas no cinema e na literatura. Membro colaborador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL/UNESP-Rio Claro) e Participou do Grupo de Pesquisa e Comunidade Movimentos Docentes (MD/Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP-Diadema). • Membro ativo e fundador de Redes de Educação Ambiental (REBEA, REPEA, RUPEA, REASA). • Ambientalista e membro fundador do Grupo de Estudos Ambientais da Serra do Mar (GESMAR, 1984) e da Fundação SOS Mata Atlântica (1986). • Espeleólogo e membro atuante da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), tendo sido presidente da entidade (2009-2011), vice-presidente (2007-2009), coordenador da Seção de Educação e Formação Espeleológica, da Seção de História da Espeleologia e membro ativo das Seções de Espeleoturismo e de Relações Internacionais. • Foi secretário adjunto da Federación Espeleológica de América Latina y del Caribe-FEALC, representando o Brasil. (2010-2018). • Membro fundador da Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur) • Realiza trabalhos investigativos com ênfase em pesquisas (auto)biográficas, enfoques inter e transdisciplinares, abordagem multirreferencial e fenomenologia da imaginação poética (Gaston Bachelard).


Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria e Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria. Também possui Graduação em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria e especialização em Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Franciscano/Santa Maria. Desde 2010 dedica-se à linha de pesquisa em Educação do Campo nas área de Reforma agrária e atuou como professora da Rede Estadual de Educação do RS no Instituto Estadual de Educação Menna Barreto. Atualmente, sou Professora Tutora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UAB/UFSM e Professora da Prefeitura Municipal de Agudo.

Compartilhe