Seminário de Educação Ipê Amarelo - Colégio de Aplicação UFSM # SUBMISSÃO DE MINICURSO E OFICINAS
SUBMISSÃO DE MINICURSO E OFICINAS
O período de 07 a 21/10/2025 destina-se a submissão de propostas de minicurso e oficinas a serem desenvolvidas durante o seminário.
Proposição de Oficina (presencial)
Orientações gerais para envio da proposta de Oficina:
1. Quem pode enviar a proposta:
Acadêmicas(os) da pós-graduação; profissionais da educação básica e/ou ensino superior; pesquisadores(as) que trabalham com um dos eixos temáticos do evento.
2. Composição dos Proponentes:
As propostas podem ser enviadas com até três proponentes, sendo um principal e até dois coautores.
3. Duração da Oficina:
Cada oficina deve ser planejada para ter a duração de 3 horas.
4. Submissão e formato da Oficina:
Cada proponente ou grupo pode submeter apenas uma proposta a ser desenvolvida presencialmente.
5. Alinhamento com Eixos do Evento:
A proposta de Oficina deve estar articulada com um dos eixos do evento: políticas públicas, práticas pedagógicas, internacionalização, processos formativos.
6. Estrutura da Proposta:
A proposta deve apresentar clareza nos objetivos e descrever as etapas de realização da atividade. Os proponentes devem lembrar do caráter prático da Oficina.
7. Plano de Oficina:
A proposta deve incluir um Plano de Oficina, contemplando: Titulo (curto e objetivo); Objetivo geral; Justificativa; Conteúdo que será abordado; Descrição da atividade; Metodologia e estratégias, apresentando os caminhos didáticos e práticos da oficina, necessariamente relacionados com a prática de quem atua na educação básica ou no ensino superior, e incluindo o uso de ferramentas e/ou técnicas utilizadas; Materiais e recursos que serão utilizados (texto, vídeo, software, etc); Outras informações que considerar coerentes; Apresentação da formação e atuação dos proponentes das oficinas.
8. Prazos: Submissão e Avaliação:
Período para o envio das propostas:  de 07/10/2025 a 21/10/2025.
Divulgação dos Resultados das oficinas aprovadas para o evento: 28/10/2025 site do evento.
9. Modelos e Submissão:
Acesse o template para a organização do Plano da Oficina
Observação: o arquivo está disponível para acesso como leitor. O(a) proponente deverá fazer uma cópia ou download do arquivo, completar com os dados, salvar em PDF e submeter ao formulário de inscrição.
Após ler as recomendações, faça a inscrição da sua proposta de oficina preencha os dados e envio o arquivo em formulário próprio.
Observações importantes:
Pedimos que, ao preparar os slides da sua apresentação, considere desenvolvê-los de maneira acessível, visando o acesso via leitores de tela e incluindo texto alternativo com audiodescrição para as imagens. Além disso, solicitamos que os slides sejam enviados à comissão da oficina com pelo menos 15 dias de antecedência ao início do evento, para que possam ser compartilhados com a equipe de intérpretes a tempo.
Proposição de Minicurso (online)
Orientações gerais para envio da proposta de Minicurso:
1. Quem pode enviar a proposta:
Acadêmicas(os) da pós-graduação; profissionais da educação básica e/ou ensino superior; pesquisadores(as) que trabalham com um dos eixos temáticos do evento.
2. Composição dos Proponentes:
As propostas podem ser enviadas com até três proponentes, sendo um principal e até dois coautores.
3. Duração do minicurso:
Cada minicurso deve ser planejado para ter a duração de 2 horas.
4. Submissão e formato do minicurso:
Cada proponente ou grupo pode submeter apenas uma proposta a ser desenvolvida de forma online.
5. Alinhamento com Eixos do Evento:
A proposta do minicurso deve estar articulada com um dos eixos do evento: políticas públicas, práticas pedagógicas, internacionalização, processos formativos;
6. Estrutura da Proposta:
A proposta deve apresentar clareza nos objetivos e descrever as etapas de realização da atividade. Os proponentes devem lembrar do caráter teórico-prático do minicurso.
7. Plano de minicurso:
A proposta deve incluir um Plano de Minicurso, contemplando: Titulo (curto e objetivo); Objetivo geral; Justificativa; Conteúdo que será abordado; Descrição da atividade; Metodologia e estratégias, apresentando os caminhos didáticos e práticos do minicurso, necessariamente relacionados com a prática de quem atua na educação básica ou no ensino superior, e incluindo o uso de ferramentas e/ou técnicas utilizadas; Materiais e recursos que serão utilizados (texto, vídeo, software, etc); Outras informações que considerar coerentes; Apresentação da formação e atuação dos proponentes dos minicursos.
8. Prazos: Submissão e Avaliação:
Período para o envio das propostas: de 07/10/2025 a 21/10/2025.
Divulgação dos Resultados das oficinas aprovadas para o evento: 31/10/2025 site do evento.
9. Modelos e Submissão:
Acesse o template para a organização do Plano do Minicurso.
Observação: o arquivo está disponível para acesso como leitor. O(a) proponente deverá fazer uma cópia ou download do arquivo, completar com os dados, salvar em PDF e submeter ao formulário de inscrição.
Após ler as recomendações, faça a inscrição da sua proposta de oficina preencha os dados e envio o arquivo em formulário próprio.
