Seminário de Educação Ipê Amarelo - Colégio de Aplicação UFSM # SUBMISSÃO DE MINICURSO E OFICINAS

SUBMISSÃO DE MINICURSO E OFICINAS

 O período de 07 a 21/10/2025 destina-se a submissão de propostas de minicurso e oficinas a serem desenvolvidas durante o seminário.


Proposição de Oficina (presencial)

Orientações gerais para envio da proposta de Oficina:

1. Quem pode enviar a proposta:

Acadêmicas(os) da pós-graduação; profissionais da educação básica e/ou ensino superior; pesquisadores(as) que trabalham com um dos eixos temáticos do evento.

2. Composição dos Proponentes:

As propostas podem ser enviadas com até três proponentes, sendo um principal e até dois coautores.

3. Duração da Oficina:

Cada oficina deve ser planejada para ter a duração de 3 horas.

4. Submissão e formato da Oficina:

Cada proponente ou grupo pode submeter apenas uma proposta a ser desenvolvida presencialmente. 

5. Alinhamento com Eixos do Evento:

A proposta de Oficina deve estar articulada com um dos eixos do evento: políticas públicas, práticas pedagógicas, internacionalização, processos formativos.

6. Estrutura da Proposta:

A proposta deve apresentar clareza nos objetivos e descrever as etapas de realização da atividade. Os proponentes devem lembrar do caráter prático da Oficina.
7. Plano de Oficina:

A proposta deve incluir um Plano de Oficina, contemplando: Titulo (curto e objetivo); Objetivo geral; Justificativa; Conteúdo que será abordado; Descrição da atividade; Metodologia e estratégias, apresentando os caminhos didáticos e práticos da oficina, necessariamente relacionados com a prática de quem atua na educação básica ou no ensino superior, e incluindo o uso de ferramentas e/ou técnicas utilizadas; Materiais e recursos que serão utilizados (texto, vídeo, software, etc); Outras informações que considerar coerentes; Apresentação da formação e atuação dos proponentes das oficinas.

8. Prazos: Submissão e Avaliação:

Período para o envio das propostas: de 07/10/2025 a 21/10/2025.
Divulgação dos Resultados das oficinas aprovadas para o evento: 28/10/2025 site do evento.

9. Modelos e Submissão:

Acesse o template para a organização do Plano da Oficina

Observação: o arquivo está disponível para acesso como leitor. O(a) proponente deverá fazer uma cópia ou download do arquivo, completar com os dados, salvar em PDF e submeter ao formulário de inscrição.

Após ler as recomendações, faça a inscrição da sua proposta de oficina preencha os dados e envio o arquivo em formulário próprio.


Observações importantes:

Pedimos que, ao preparar os slides da sua apresentação, considere desenvolvê-los de maneira acessível, visando o acesso via leitores de tela e incluindo texto alternativo com audiodescrição para as imagens. Além disso, solicitamos que os slides sejam enviados à comissão da oficina com pelo menos 15 dias de antecedência ao início do evento, para que possam ser compartilhados com a equipe de intérpretes a tempo.


Submissão de Trabalhos

De 07/10/2025 até 22/10/2025

Proposição de Minicurso (online)

Orientações gerais para envio da proposta de Minicurso:

1. Quem pode enviar a proposta:

Acadêmicas(os) da pós-graduação; profissionais da educação básica e/ou ensino superior; pesquisadores(as) que trabalham com um dos eixos temáticos do evento.

2. Composição dos Proponentes:

As propostas podem ser enviadas com até três proponentes, sendo um principal e até dois coautores.

3. Duração do minicurso:

Cada minicurso deve ser planejado para ter a duração de 2 horas.

4. Submissão e formato do minicurso:

Cada proponente ou grupo pode submeter apenas uma proposta a ser desenvolvida de forma online

5. Alinhamento com Eixos do Evento:

A proposta do minicurso deve estar articulada com um dos eixos do evento: políticas públicas, práticas pedagógicas, internacionalização, processos formativos;

6. Estrutura da Proposta:

A proposta deve apresentar clareza nos objetivos e descrever as etapas de realização da atividade. Os proponentes devem lembrar do caráter teórico-prático do minicurso.
7. Plano de minicurso:

A proposta deve incluir um Plano de Minicurso, contemplando: Titulo (curto e objetivo); Objetivo geral; Justificativa; Conteúdo que será abordado; Descrição da atividade; Metodologia e estratégias, apresentando os caminhos didáticos e práticos do minicurso, necessariamente relacionados com a prática de quem atua na educação básica ou no ensino superior, e incluindo o uso de ferramentas e/ou técnicas utilizadas; Materiais e recursos que serão utilizados (texto, vídeo, software, etc); Outras informações que considerar coerentes; Apresentação da formação e atuação dos proponentes dos minicursos.

8. Prazos: Submissão e Avaliação:

Período para o envio das propostas: de 07/10/2025 a 21/10/2025.
Divulgação dos Resultados das oficinas aprovadas para o evento: 31/10/2025 site do evento.

9. Modelos e Submissão:

Acesse o template para a organização do Plano do Minicurso.

Observação: o arquivo está disponível para acesso como leitor. O(a) proponente deverá fazer uma cópia ou download do arquivo, completar com os dados, salvar em PDF e submeter ao formulário de inscrição.

Após ler as recomendações, faça a inscrição da sua proposta de oficina preencha os dados e envio o arquivo em formulário próprio.


Observações importantes:
Pedimos que, ao preparar os slides da sua apresentação, considere desenvolvê-los de maneira acessível, visando o acesso via leitores de tela e incluindo texto alternativo com audiodescrição para as imagens. Além disso, solicitamos que os slides sejam enviados à comissão do minicurso com pelo menos 15 dias de antecedência ao início do evento, para que possam ser compartilhados com a equipe de intérpretes a tempo.
Submissão de Trabalhos

De 07/10/2025 até 21/10/2025