Período do evento 06 e 07/11/2025
(Evento híbrido)
INSCRIÇÕES COMO OUVINTES : 24 de outubro de 2025 a 05 de novembro d e2025.
Orientações para as inscrições:
O(a) participante terá como opção para inscrição:
OUVINTE + OFICINA 1 (14h às 16h)
OUVINTE + OFICINA 2 (16h30 - 18h30)
AO ESCOLHER A OPÇÃO OUVINTE + OFICINA O(A) PARTICIPANTE DEVERÁ REALIZAR DUAS VEZES A INSCRIÇÃO, UMA PARA CADA HORÁRIO DE OFERTA DE OFICINA)
A OPÇÃO DE MINICURSO É RESTRITA PARA OS(AS) PARTICIPANTES QUE ESTÃO ACOMPANHANDO O EVENTO EXCLUSIVAMENTE NA MODALIDADE ONLINE.
ATENÇÃO!!! Clique aqui e confira as oficinas e minicurso disponíveis!
SUBMISSÃO DE OFICINAS (presenciais): 07 a 21 de outubro de 2025.
SUBMISSÃO DE MINICURSO (oline): 07 a 21 de outubro de 2025.
PARA SUBMISSÃO DE OFICINAS E MINICURSOS, NÃO CLIQUE EM 'INSCREVA-SE', MAS EM 'SUBMISSÃO' (NO CANTO SUPERIOR DIREITO)
Contextualização
A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), como Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) constituiu-se espaço para atendimento à Educação Infantil e gradativamente foi tornando-se também espaço preferencial para os processos formativos, tanto iniciais quanto continuados, em especial a partir do seu reconhecimento como Colégio de Aplicação. Ao longo do tempo, a UEIIA buscou diferentes parcerias com as Secretarias Municipais de Educação e com o próprio Ministério da Educação, colaborando na oferta de projetos para a formação continuada e participando de cursos de aperfeiçoamento e especialização ofertados pelo Centro de Educação da UFSM. Nesse contexto, a Unidade foi investindo na garantia de um espaço para a formação da sua equipe e contribuindo com instituições parceiras para pensar a prática pedagógica e os processos formativos. O reconhecimento da Unidade como espaço de referência para as práticas de estágio curricular foi celebrado em 2023, no Seminário da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - Colégio de Aplicação: percursos formativos e olhares para as infâncias. 
Desde então, iniciamos uma caminhada na proposição de um espaço para reflexões teórico-práticas e projeções sobre temas relacionados à educação e as infâncias denominado "Seminário da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo". A segunda edição deste evento ocorreu, em 2024 e foi alusiva aos 35 anos da Unidade, tendo como tema central a docência, formação, pesquisa e extensão em diálogo com as infâncias. As múltiplas dimensões formativas - seja pela pesquisa, pela extensão ou pelo ensino - fazem com que a Unidade seja espaço preferencial para formação tanto inicial quanto continuada, que dialoga com e a partir das infâncias, alinhada aos movimentos e debates nacionais.
SEMEIA 2025: "Políticas públicas, práticas e internacionalização em diálogo com os processos formativos"
A partir das edições anteriores percebeu-se que o potencial formativo do evento está além das discussões que perpassam a Educação Infantil, por essa razão, a partir de 2025, o evento passa a nomear-se "SEMEIA: Seminário de Educação Ipê Amarelo" por compreendermos que as discussões relativas à educação precisam contemplar as infâncias para além da Educação Infantil. SEMEIA está relacionado com a ideia de crescimento e continuidade, aspectos constituidores da identidade formativa da instituição.
O SEMEIA 2025 Irá ocorrer nos dias 06 e 07 de novembro de 2025 como Evento Satélite, durante a 40º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão teórico-prática sobre as múltiplas dimensões formativas do Colégio de Aplicação da UFSM no que tange as políticas públicas, práticas e internacionalização.
Este ano a temática contempla a articulação entre as políticas públicas, práticas e a internacionalização em diálogo com os processos formativos. Compreende-se que pensar políticas públicas no âmbito das infâncias pressupõem olhar para os direitos humanos, buscando garantir com prioridade os direitos das crianças em especial nos contextos educativos. A UEIIA vem fortalecendo suas ações de extensão, também com o apoio do Observatório dos Direitos Humanos trazendo esse caráter de contribuição da Universidade - através da extensão - para/com a discussão.
A temática proposta para este ano contempla a articulação entre políticas públicas, práticas educativas e processos de internacionalização em diálogo com a formação acadêmica e profissional. Pensar políticas públicas voltadas às infâncias pressupõe assumir uma perspectiva orientada pelos direitos humanos, reconhecendo a centralidade da criança como sujeito de direitos e assegurando, de forma prioritária, sua proteção e participação nos diferentes contextos sociais, em especial nos espaços educativos. Nesse sentido, a UEIIA vem consolidando e ampliando suas ações de extensão, em parceria com o Observatório de Direitos Humanos, reafirmando a extensão universitária como dimensão fundamental no processo de promoção, defesa e garantia dos direitos das crianças, em diálogo permanente com a sociedade.
As práticas pedagógicas, encontram nas discussões de políticas públicas para as infâncias o respaldo legal para a garantia dos direitos das crianças, que para além disso, encontra nos referenciais teóricos elementos para pensar a criança como sujeito potente e ativo. Desde essa perspectiva a edição do seminário propõem um diálogo entre as culturas infantis e os processos inclusivos, contribuindo com a construção teórico-prática das referidas áreas, a fim de garantir os direitos de todas as crianças, numa perspectiva de potencializar os processos formativos no que tange às dimensões inclusivas, de trabalho colaborativo e trabalho docente articulado.
2025 está sendo o ano em que celebramos 10 anos de trabalho com um grupo de docentes efetivos na Unidade, que juntamente com os demais membros da equipe, tem qualificado o caráter de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Durante esse período teve-se a oportunidade de compartilhar experiências nacionais e internacionais e, nesta edição do seminário, estaremos propondo uma retomada das experiências de internacionalização, numa perspectiva de projetar novas possibilidades para a UEIIA.
Por meio de Seminário, é possível ampliar o diálogo do ponto de vista teórico e político potencializando a interlocução com os centros de ensino, em especial o Centro de Educação, com o qual a Unidade possui uma vinculação pedagógica, fortalecendo também as discussões e alinhando-as aos debates nacionais sobre as infâncias e a educação infantil, desde uma perspectiva de respeito, valorização e promoção das culturas infantis e os direitos das crianças. Procuramos ofertar as edições anuais do Seminário durante a Jornada Acadêmica Integrada, promovida pela UFSM, como espaço de reflexões para acadêmicos e demais interessados em participar do seminário com temáticas diferenciadas de acordo com as demandas formativas que se apresentam à Unidade, enquanto proponente da ação, engajadas com os movimentos das políticas nacionais.
Considerando o caráter educacional da proposta esperamos, enquanto impacto e transformação social uma qualificação dos processos formativos reverberando nas práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Acreditamos que, qualificar o sistema educacional impacta, a longo prazo, em mudanças econômicas, ampliando as oportunidades de sucesso com redução das disparidades econômicas. A possibilidade de dialogar, no seminário, sobre temas como a sustentabilidade podem contribuir para o desenvolvimento da educação ambiental, contribuindo para a formação humana e desenvolvimento de uma consciência planetária. O uso consciente de recursos tecnológicos, a adaptação de sistemas para acolher a diversidade também podem ser temas abordados durante o seminário e que contribuem para a transformação tecnológica e ambiental.
Organização
Claucia Honnef
Camila Sehnem
Daliana Löffler
Gabriela da Ros de Araujo
Joze Medianeira dos Santos de Andrade
Jucemara Antunes
Maria Talita Fleig
Michelle Vargas Reginatto
Vivian Jamile Beling
Apoio: Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE) PROGRAD/UFSM
Unidade de Comunicação Integrada da UFSM
Local do Evento
                                Universidade Federal de Santa Maria
                                
                                Rua: Av Roraima N° 1000,
                                prédio 14
                                Bairro: Camobi - CEP: 97000-000
                                Santa Maria - Rio Grande do Sul
                            
                                Mini auditorio CTE
                                
                                Rua: Av. Roraima N° 1000,
                                Prédio 14
                                Bairro: Camobi - CEP: 97105-900
                                Santa Maria - Rio Grande do Sul
                            
                                CTE - Miniauditório
                                
                                Rua: Av. Roraima N° 1000,
                                Prédio 14
                                Bairro: Camobi - CEP: 97105-900
                                Santa Maria - Rio Grande do Sul
                            
 
            